.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Programa Olhar Brasil realiza quarta consulta neste sábado em Araguaína

Publicado: Data: 07/02/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Atendimento será no Ambulatório Municipal de Especialidades, no Bairro São João, das 7 às 17 horas. Programa do Governo Federal é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Pró-Saúde.

 

As pessoas que passaram pela triagem do programa Olhar Brasil em 2013 agora estão sendo avaliadas pelos oftalmologistas do projeto. Em Araguaína, será realizado, neste sábado, dia 8, no período das 7 às 17 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades, no Bairro São João (antiga Policlínica), a quarta consulta do programa e a segunda do Brasil Alfabetizado. O Olhar Brasil é desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Pró-Saúde.

De acordo com a responsável técnica do programa na secretaria, Sheyla Márcia Dias Lima, a triagem foi feita ainda no ano passado com as pessoas inseridas no programa Brasil Alfabetizado e também nas escolas municipais e estaduais pactuadas no Olhar Brasil. Ao todo, foram mais de 1000 crianças e 300 adultos que passaram pela triagem e agora estão sendo avaliados pelo oftalmologista.

No último sábado, dia 1º de fevereiro, foram avaliadas 70 pessoas, e, durante esta semana, 60 crianças também passaram pela consulta com o especialista.

Depois de passar pela consulta, cada caso será analisado para verificar se há necessidade de encaminhar para procedimento cirúrgico ou apenas a utilização de óculos.

 

Outras ações

 

Durante a atividade deste programa, outras ações de saúde também serão promovidas pela secretaria, como a prevenção de colo de útero e a unidade móvel de atendimento odontológico, Odonto Móvel, estará no local.

 

Programa Olhar Brasil

 

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, implantou o projeto em 2007 no Brasil. O objetivo do programa é identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental, na população acima de 60 anos de idade e em cidadãos de qualquer idade que frequentem os cursos do projeto Brasil Alfabetizado.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos acima de 40 anos apresentam algum tipo de problema nos olhos. As pessoas que passam pelo programa têm direito, além dos exames necessários para o correto diagnóstico de suas condições, a novos pares de óculos nos casos em que é constatado erro no grau das lentes corretivas. Nos casos de maior complexidade, os médicos do Olhar Brasil fazem o devido encaminhamento do paciente a centros de referência. 

Publicado: Data: 07/02/2014 Autor:Ascom







voltar