Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Campanha Janeiro Roxo reforça ações de prevenção contra Hanseníase em Araguaína

Publicado: Data: 15/01/2020 Autor: Ascom

Na Unidade Básica de Saúde do Nova Araguaína haverá palestra e avaliação clínica para pessoas com suspeita da doença, nesta quinta-feira, 16, ás 8h.

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom

Durante todo o ano a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de combate a Hanseníase. Em janeiro, mês de conscientização nacional contra a doença, o trabalho preventivo é reforçado nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nesta quinta-feira, 16, ás 8 horas, na Unidade Básica do Nova Araguaína haverá palestra e avaliação clínica para pessoas com suspeita da doença. A unidade fica localizada na Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.

Combate à hanseníase

O Programa Municipal da Hanseníase desenvolve ações o ano todo com o objetivo de detectar e tratar, precocemente, os novos casos da doença no município, afim de interromper a cadeia de transmissão.

São realizadas duas campanhas anuais, em novembro e janeiro, além de outras ações como capacitações dos profissionais para as avaliações de contato durante a busca ativa nas unidades de saúde, palestras e rodas de conversa.

Casos da doença
Em Araguaína, com a ampliação da área de atuação de combate e com a contínua capacitação dos profissionais que contribuem com o programa, o Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados. De 143 em 2018, para 146 casos em 2019.

“ A descoberta de novos registros da doença se deve ao trabalho continuo do município e a dedicação dos profissionais, hoje temos uma população melhor esclarecida sobre a hanseníase e que busca tratamento”, destacou a Coordenadora Municipal do Programa da Hanseníase, Thaise Rodrigues.

Programação UBS

Dia 16/01 (quinta-feira)
8h – Palestra - UBS Nova Araguaína - Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.

Dia 17/01 (sexta-feira)

8h - Palestra - UBS Lago Azul

Dia 17/01 (sexta-feira)

8h – Palestra e coffee break - UBS Albeny Soares - Av. C, 1035. Setor Couto Magalhães

Dia 21/01 (terça-feira)

8h – Palestra e outras ações – UBS Avany Galdino da Silva – Av São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;

Dia 22/01 (quarta-feira)

8h – Palestra e roda de conversa – UBS Manoel dos Reis - Rua das Hortências, nº 46, Jardim das Flores.

Dia 23/01 (quinta-feira)

8h – Palestra – UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Setor Cimba;

Dia 24/01 (sexta-feira)

8h – Palestra – UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Setor Alto Bonito;

Publicado: Data: 15/01/2020 Autor:Ascom