.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura de Araguaína tem novas ações para conter o avanço do coronavírus

Publicado: Data: 19/03/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Atendimentos da Saúde Municipal estão suspensos, com exceção da área de saúde mental, pré-natal, vacinação de rotina, teste do pezinho e urgências. As receitas médicas de uso contínuo passarão ter prazo de validade de até 180 dias

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Novas medidas da Prefeitura de Araguaína para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) começam a valer a partir desta quinta-feira, 19. Dentre elas, a suspensão de todos as consultas marcadas na Saúde Municipal, exceto saúde mental e pré-natal. Também há alteração do atendimento para pessoas com sintomas leves, que devem procurar exclusivamente as unidades básicas de saúde (UBS) do Bairro JK e Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães.
 
“As pessoas com febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza, e com necessidade de atendimento médico devem procurar uma dessas duas UBS. Caso apresente apenas sintomas leves e não veja a necessidade de procurar assistência médica, é melhor ficar em casa em isolamento, conforme orienta o Ministério da Saúde”, alertou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
 
As demais unidades básicas de saúde continuam abertas e em atendimento de casos da área de saúde mental, pré-natal, vacinação de rotina, teste do pezinho e urgências.
 
Vacinação
A primeira etapa da vacinação contra a gripe será realizada entre 23 de março e 15 de abril, e tem como público alvo apenas os idosos e trabalhadores da saúde. Além das unidades básicas de saúde, pontos estratégicos próximos às UBS serão disponibilizados para vacinação dos idosos. “Pacientes idosos acamados serão vacinados pela equipe em seu domicílio”, orientou a secretária.
 
Receitas
Os medicamentos de uso contínuo serão fornecidos na quantidade para 60 dias, conforme disponibilidade de estoque nas farmácias. Já as receitas para tratamento de condições crônicas, como hipertensão e diabetes, passarão ter validade de 180 dias, contados a partir da data de sua emissão.
 
Suspensão em todas as áreas
Para um isolamento social eficiente, a Prefeitura suspendeu por tempo indeterminado atendimentos de acompanhamento do Bolsa Família Saúde, Núcleos Ampliado à Saúde da Família (NASF), Clínica-Escola Mundo Autista, Centro Municipal de Fisioterapia e Ambulatório Municipal de Especialidades.
 
Também as cirurgias pediátricas eletivas no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) estão suspensas, com exceção de casos de urgência e emergência. O mesmo é válido para os procedimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
Quem deve ir à UPA?
Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no setor Araguaína Sul.
 
Boletim epidemiológico
Atualmente, Araguaína registra três casos suspeitos de contaminação de covid-19. Todos realizaram os exames e nenhum foi confirmado até o momento.

Publicado: Data: 19/03/2020 Autor:Ascom







voltar