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Prefeitura disponibiliza serviços online ou pelo telefone nas secretarias

Publicado: Data: 26/03/2020 Autor: Ascom

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Medida é para garantir atendimentos essenciais nesse período em que se recomenda evitar a aglomeração de pessoas como procedimento para contenção do coronavírus

 

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom

Nesse período quando estão sendo tomadas medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus, algumas secretarias municipais de Araguaína disponibilizaram serviços on-line ou pelo telefone para garantir atendimentos essenciais à população.

O decreto publicado essa semana do Diário Oficial suspende o atendimento presencial ao público em alguns estabelecimentos comerciais e estabelece restrições quanto ao atendimento em algumas repartições como banco, posto de combustíveis, farmácia e outros, evitando aglomerações e respeitando a distância mínima de um metro entre as pessoas.

“A decisão se estende também às nossas secretarias, mas aquelas que dispõe de serviços que são considerados essenciais devem ser mantidos, tendo cada secretário o cuidado de seguir as recomendações para evitar muita gente reunida, elaborando estratégias específicas para que esse atendimento aconteça sem riscos”, destacou o prefeito Ronaldo Dimas.

Saúde

Na sede da Secretaria da Saúde não há serviços em funcionamento para o público, apenas internos como administrativo, jurídico, compras e superintendências, que estão funcionando em horário reduzido. Para encaminhamento de ofícios, a secretaria disponibilizou o seguinte e-mail: [email protected]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) seguem atendendo 24 horas.

As unidades básicas (UBS) atendem em horário normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, porém com a suspensão das consultas agendadas. Apenas os casos da área de saúde mental, pré-natal, vacinação de rotina, teste do pezinho e urgências estão sendo atendidos.

Com exceção das unidades do Bairro JK e Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães, destinadas ao atendimento as pessoas com suspeita do coronavírus.

Fazenda

Na Secretaria da Fazenda, parte dos atendimentos está sendo feito on-line. Ao todo são 11 atendimentos, entre eles a emissão de nota fiscal eletrônica, validação de NFS-e, consultas de débitos, certidão negativa, validação de alvará e outros que estão à disposição do contribuinte acessando o site da Prefeitura (http://araguaina.to.gov.br/).

Telefones também estão à disposição da população para informações dos serviços como empenho, cadastro, Crédito Educativo, Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Micro- Empreendedor Individual (MEI) e outros. O usuário pode solicitar o número do departamento especifico, por mensagem via WhatsApp para os telefones: 63 9 9957 9312 ou 63 9 9935 7789.

“Aquele contribuinte que nesse período não tiver como acionar um desses meios disponíveis, seguimos com o atendimento presencial na secretaria, mas com o limite máximo de 15 pessoas por hora, através de senhas”, explicou o secretário Fabiano Souza.

Assistência Social

Além do 0800 do Cadastro Único, na Secretaria da Assistência Social e Habitação do Município estão em funcionamento o plantão de óbitos e o cadastro para doação de cestas básicas.

O cadastro de outros profissionais ou famílias em vulnerabilidade para pedir o auxílio pode ser feito no site da Prefeitura, via preenchimento de formulário digital. “Esse auxílio será dado somente às famílias em que os assistentes sociais comprovarem necessidade, não é para estocar. Já temos 3,5 mil pessoas cadastradas e todas passarão por triagem”, esclareceu a secretária Fernanda Ribeiro.

Para acionar o plantão de óbito basta entrar em contato no telefone: 63 9 9986 3497. Para dúvidas sobre o Cadastro Único o número disponível ao usuário é o 0800 643 7021.

CCZ

No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as atividades de recebimento de animais com diagnóstico clínico laboratorial de leishmaniose estão funcionando normalmente, assim como o controle químico interno de casos positivos de dengue.

“Não estamos realizando o trabalho de visitas às residências para evitar o contato com os moradores, mas disponibilizamos o número onde a população pode ligar para esclarecer dúvidas. Pedimos que as pessoas não esqueçam de seguir com os cuidados de limpeza nos quintais para evitar o mosquito transmissor da dengue até que nosso trabalho volte ao normal”, disse o diretor do CCZ, Eduardo Freitas.

Para entrar em contato com o CCZ basta ligar no 3411-7040, das 7h30 às 18 horas.

Publicado: Data: 26/03/2020 Autor:Ascom







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