.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 07 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde de Araguaína vacina mais de 1.500 idosos em casa contra a gripe

Publicado: Data: 03/04/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

As doses foram disponibilizadas por meio de visitas a acamados, cadeirantes e deficientes físicos, que não conseguem buscar a imunização na unidade básica de saúde (UBS)

 

 Por: Adriana Santana | Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Município realizou a vacinação contra a influenza em idosos que não conseguem ir até as unidades básicas de saúde (UBS). A imunização foi feita por meio de visitas às casas desses pacientes. Ao todo, mais de 1.500 doses foram levadas a idosos acamados, cadeirantes, deficientes físicos e aqueles que têm idade muito avançada e sem condições de sair de casa.

“É um trabalho muito importante o de irmos até esses idosos e levar a proteção, principalmente nesse período onde dobramos a atenção a esse público. Nessa parceria com os profissionais das unidades básicas de saúde, conseguimos imunizar essas pessoas que não conseguem sair de suas residências e assim vamos chegando mais perto de alcançar nossa meta”, disse a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga.

Cuidados

Com a situação de pandemia da Covid-19, a vacinação domiciliar foi realizada seguindo as orientações necessárias para garantir a segurança do paciente e do profissional de saúde.

“Nós aumentamos a preocupação com os cuidados em relação à saúde do visitado e também do profissional que levou a vacina, sempre orientando a importância do uso dos equipamentos de segurança como luvas, máscaras, os parâmentos adequados para se aproximar do paciente e ter atenção para que não se deixe na residência nenhum tipo de resíduo hospitalar, como algodão usado ou outros”, explicou a coordenadora.

Satisfação

O aposentado Mariano Gonçalves Lessa, 95 anos, foi vacinado nesta quinta-feira, 2. Ele faz uso de duas sondas e não tem mais condições de sair da cama. Sempre conta com o apoio da família e dos profissionais da UBS Avany Galdino, no Bairro São João, para se manter imunizado.

“Eu só tenho que agradecer pela preocupação e suporte da equipe da saúde com o meu pai que já não tem condições de sair de casa. Ver ele nessa idade e recebendo a vacina contra a gripe nos deixa mais tranquilos nesse tempo em que precisamos cuidar mais dele”, disse a filha do aposentado Rosita Gonçalves da Silva.

Como ter acesso

As famílias de idosos que não podem comparecer à unidade para imunização podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de suas casas. Geralmente, o serviço é disponibilizado após uma triagem realizada na UBS ou por meio do agente de saúde da família.

Campanha

Nessa semana, o Município recebeu mais 5.700 doses da vacina contra a gripe e segue a primeira etapa da campanha nas unidades básicas enquanto durarem os novos estoques. Das doses recebidas, restam pouco mais de 400 espalhadas pelas unidades de saúde da cidade e outras 400 na zona rural.

Essa etapa vai até 15 de abril e a continuação da campanha atenderá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), indivíduos de 55 anos a 59 anos de idade, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, força de segurança e salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde, professores das escolas públicas e privadas.
 
A meta para Araguaína é vacinar 90% do público-alvo, mais de 48.000 pessoas.

Publicado: Data: 03/04/2020 Autor:Ascom







voltar