.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde registra mais dois casos de covid-19 em Araguaína nesta quinta-feira, 23

Publicado: Data: 23/04/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Uma representante de vendas de 39 anos e um trabalhador em telecomunicação de 22 anos testaram positivo para a doença. Outro caminhoneiro segue internado aguardando resultado de exame

Por Thatiane Cunha - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Na noite desta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína informou a confirmação de mais dois casos positivos de covid-19 na cidade: uma mulher de 39 anos, representante de vendas, e um homem, de 22 anos, que trabalha com telecomunicações. Os dois casos deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta terça-feira, 21, apresentando sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

A cidade está com nove casos, desses cinco já estão recuperados, e dos 30 leitos disponíveis, dois seguem ocupados. Um deles, foi ocupado também nesta quinta-feira por um caminhoneiro, de 52 anos, de Novo Hamburgo (RS). Ele também deu entrada na UPA, segue como suspeito da doença e está internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) com sintomas moderados, aguardando o resultado do exame.

Para o prefeito Ronaldo Dimas, o aumento no número de casos mostra que toda a população precisa redobrar os cuidados para que não seja necessária a ampliação de restrições. “Por enquanto, não há motivo para alarmismo, já que dois leitos hospitalares estão ocupados”.

Os casos

A representante de vendas que testou positivo deu entrada na UPA apresentando febre, tosse seca e falta de ar. O trabalhador em telecomunicação apresentou apenas tosse seca. Nos dois atendimentos, foram coletadas amostras de swab dos pacientes e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), que deu diagnósticos positivos.

O caminhoneiro apresentou tosse seca, dor no corpo, falta de paladar, calafrios e febre há sete dias. Foi coletada amostra de swab e enviada ao Lacen.

Mutirão com caminhoneiros
A Secretaria Municipal da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão fazendo um mutirão de atendimento aos caminhoneiros que passam pela cidade atravessando a BR-153, nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, das 14 às 18 horas, no posto local da PRF.

Esses motoristas fazem parte do público-alvo da segunda etapa da Campanha Nacional contra a Gripe e serão imunizados, além de acesso às consultas médicas e ao teste rápido e coleta de swab para coronavírus.

Capacidade hospitalar
Atualmente, Araguaína tem 30 leitos exclusivos e preparados para atender os casos graves e moderados de covid-19. Mais 10 leitos devem estar preparados para atendimentos aos pacientes com covid-19, já para o dia 1º de maio no Hospital Dom Orione. O Município continua trabalhando para alcançar a meta de 50 leitos.
 
Medidas restritivas
As medidas restritivas seguem em todo o comércio e atendimentos em geral. Restaurantes, lanchonetes e academias são considerados estabelecimentos com maior possibilidade de transmissão do vírus e têm medidas mais restritivas. Estas atividades serão suspensas se a ocupação dos leitos chegar a 30% na cidade.
 
Para as demais atividades do comércio, poderão funcionar até que 50% dos leitos destinados aos pacientes com covid-19 ou quando o número de casos confirmados de doentes seja cinco vezes o número de leitos disponíveis.
 
Uso de máscaras
Desde o dia 17, o uso de máscaras em todos os locais públicos de Araguaína, inclusive no comércio, é obrigatório. Somente não são considerados ambientes públicos ou de livre acesso as residências, e locais públicos e privados onde somente uma pessoa utilize ou trabalhe.

Publicado: Data: 23/04/2020 Autor:Ascom







voltar