.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 10 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 17ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura colabora com pesquisa de perfil epidemiológico da covid 19 em caminhoneiros

Publicado: Data: 07/05/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Secretaria Municipal da Saúde iniciou no mês passado ações de atenção à saúde dos motoristas que passam pela cidade, incluindo testagem rápida para a doença
Por: Adriana Santana | Foto: Andreson Andreatta/ Patrick Jones

A Prefeitura de Araguaína está auxiliando a Secretaria Estadual de Saúde em um trabalho de avaliação do perfil epidemiológico da covid-19 em caminhoneiros que passam pelo Tocantins. A ação iniciada nessa terça-feira, 6, é realizada em outros quatros município e tem a parceria da Policia Rodoviária Federal (PRF) e Policia Militar (PM), além das secretarias municipais das cidades envolvidas.
Para a ação conjunta em Araguaína, a Secretaria da Saúde do Município disponibilizou uma equipe formada por seis enfermeiros, farmacêutico, dois técnicos em enfermagem e médico. Os motoristas são parados pela PRF no posto onde está montado o serviço e são submetidos a testagem rápida para covid-19 e ainda recebem a vacina contra a influenza e passam pela triagem.
O atendimento continua na próxima sexta-feira, 8, e na segunda-feira, 11, a partir das 8 horas da manhã no Posto da PRF em Araguaína. Por dia, serão realizados 40 testes em caminhoneiros sintomáticos e assintomáticos.
Positivo
No primeiro dia do atendimento em Araguaína, um motorista testou positivo para a covid-19 e foi levado para o espaço preparado pelo Município para recebimento de caminhoneiros que necessitarem de monitoramento.
“Esse motorista vai agora ser monitorado pelo Município, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, no local preparado adequadamente para o isolamento e cuidados desses pacientes”, disse o superintendente de Atenção Básica, Murilo Bastos.
Outras ações
Desde o mês passado, a Prefeiturarealiza ações de atenção à saúde dos caminhoneiros em passagem por Araguaína. De acordo com os dados da Secretaria da Saúde, na primeira ação, em parceria com Polícia Rodoviária Federal, foram vacinados uma média de 400 caminhoneiros, 100 passaram por atendimento médico e dois homens sintomáticos realizaram o teste rápido com resultados negativos para covid-19.

Em outro trabalho realizado em dois postos de combustível nas entradas norte e sul da cidade, encerrada na segunda-feira, 4, os profissionais atenderam 656 motoristas no total, 8 testes rápidos foram realizados com resultado negativo para a doença.  

Publicado: Data: 07/05/2020 Autor:Ascom







voltar