.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Cerest de Araguaína promove ação de conscientização no combate às LER/DORT

Publicado: Data: 24/02/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Palestras e atividades laborais serão realizadas nas escolas municipais e estaduais devido ao número de casos de LER/DORT em profissionais da educação.

 

Na próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT – Lesões por esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Como forma de conscientizar e combater estas doenças, a Prefeitura de Araguaína/Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realiza, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, uma ação de conscientização em escolas municipais e estaduais da cidade.

A técnica do Cerest/Araguaína, Elianôra Gomes de Carvalho, informou que serão realizadas palestras e atividades laborais em três escolas estaduais e em seis municipais.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN), no município de Araguaína foram registrados 23 casos de doenças relacionadas as LER/DORT no ano passado. Em 2012, foram 42 casos; em 2011, foram 07 casos; e em 2010, foram registrados 21 casos.

A partir do número de casos registrados pelo SINAM, foi constatado que as categorias mais acometidas de lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares são os profissionais da educação (professores representam 26,8% dos casos notificados) e saúde (2,4% dos enfermeiros; 16,6% dos técnicos de enfermagem; 7,1% dos auxiliares de enfermagem e 2,4% dos auxiliares de laboratório de análises clínicas). Em Araguaína, essas categorias atuam desenvolvendo suas funções na rede municipal, estadual e particular de ensino e saúde.

CEREST

O CEREST desenvolve ações em saúde do trabalhador desde 2007. Além de Araguaína, o Centro também abrange 65 municípios. Atualmente é formado por uma equipe de profissionais multidisciplinar onde as ações são planejadas e elaboradas em núcleos (Epidemiológico, Vigilância, Projetos e Pesquisas e Coordenação) de acordo com demandas externas (perfil produtivo) e demandas pactuadas com o CEREST Estadual.

As ações do CEREST são direcionadas pela política nacional em saúde do trabalhador e trabalhadora – PNSTT. As atividades são realizadas em parcerias com órgãos da vigilância sanitária, ambiental, epidemiológica, da Atenção Básica e da Média e alta complexidade, além das parcerias intersetoriais do Ministério público do Trabalho e INSS. São trabalhos de vigilâncias em ambientes e processos de trabalho, acompanhamento, registros de informações e encaminhamento para diagnóstico, tratamento e reabilitação do trabalhador.

LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) constituem-se num dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/DORT.

Algumas das categorias profissionais mais atingidas são os bancários e trabalhadores dos setores de comércios e serviços, principalmente os caixas de supermercados e de bancos. Supermercados, empresas têxteis e de confecções, e instituições bancárias lideram os casos de LER/DORT investigados pela Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região (PRT-21/RN). Metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas, secretárias, entre outros, também são alguns dos profissionais que encabeçam as estatísticas.

Dentre as doenças que são classificadas como LER/DORT, segundo o Ministério da Saúde, existem: tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites ou síndrome mofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de quervain, cisto sinovial. As tendinites e Tenossinovites são as mais conhecidas, sendo que sua incidência maior está nos membros superiores, particularmente nos punhos.

Como se trata de um agravo silencioso em que os sintomas levam um tempo para surgirem, os profissionais acometidos ao procurar atendimento médico levam algum tempo para serem diagnosticados. Geralmente apresentam um quadro avançado porque os sintomas iniciais são quadros leves de dores, camuflando assim esse quadro com o uso de medicamento.

Programação

Estadual

ESCOLA

DATA

HORÁRIO

EQUIPE

1

Diretoria Regional de Gestão e Formação

 

24/02/14

12h30min

Diane e Erislene

2

Escola Estadual Professor João Alves Batista

 

25/02/14

10h45min

Diane e Werbeth

3

Escola Estadual Henrique Cirqueira Amorim

 

25/02/14

16h45min

Diane e Ivan

4

Colégio Estadual Jorge Amado

 

25/02/14

21h30min

Diane e Joana

Município

ESCOLA

DATA

HORÁRIO

EQUIPE

1

Maria da Conceição Costa Luz

 

24/02/14

10h20min

Diane e Elianôra

2

Arnon Ferreira Leal

 

24/02/14

16h20min

Diane e Luiz

3

Simão Lutz

 

24/02/14

21h20min

Diane e Ivan

4

Salomão Cardoso

 

26/02/14

10h20min

Diane e Elianôra

5

Domingos Sousa Lemos

 

26/02/14

16h20min

Diane e Sandra

6

Meu Castelinho

 

26/02/14

21h20min

Diane e Sandra

                 

 

Publicado: Data: 24/02/2014 Autor:Ascom







voltar