.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 24 De Novembro De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. a noite o tempo fica firme. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC
prefeitura de araguaina


Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Cadastro Cultural



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura orienta moradores sobre cuidados nas proximidades das obras

Publicado: Data: 28/07/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Vários bairros de Araguaína estão recebendo melhorias na infraestrutura e alguns pela primeira vez. Devido à movimentação e interdição inéditas de alguns trechos, gerente de obras alerta que é necessário dobrar a atenção nas áreas em que há serviços

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Vários bairros de Araguaína estão recebendo melhorias na infraestrutura urbana que aumentarão a qualidade de vida dos moradores, sendo a maioria de asfalto, calçadas e drenagem. Algumas regiões receberão as obras pela primeira vez. Por isso, a Prefeitura orienta que com a movimentação nessas obras e interdição de alguns trechos inéditos, é necessário dobrar a atenção e ter paciência nas áreas em que há serviços.
 
Dois desses trechos com grande movimentação são o cruzamento das avenidas Cônego João Lima e Neblina e a Rua 25 Dezembro, onde foi iniciada a limpeza para construção da Via Norte. No local, há grande fluxo com entrada e saída de caminhões.
 
“A Rua 25 de Dezembro está interditada temporariamente e em toda região os motoristas devem diminuir a velocidade, respeitar os pedestres e também aguardar as manobras das máquinas para evitar acidentes”, alertou Cid Forghieri, gerente de supervisão e acompanhamento de obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína.
 
Atenção nos bairros
O tão sonhado asfalto dos setores Bairro de Fátima, Ana Maria e Morada do Sol 3 está sendo implantado, iniciando pela drenagem que garantirá a durabilidade da obra e também o fim dos alagamentos. “São os muitos benefícios, mas também pequenos incômodos causados pelas máquinas e equipamentos. Os moradores precisam entender que isso vai acontecer por breve período”, afirmou Cid.
 
Mesmo depois da obra, os cuidados também continuam. O tráfego nas ruas dos bairros irá aumentar e a velocidade dos veículos também, o que requer maior atenção com as crianças, idosos, pessoas com pouca mobilidade e animais de estimação. “É só respeitar as placas de sinalização, que serão instaladas na finalização das obras”, lembrou o gerente.
 
Acesso a todos
Após a pavimentação, esses setores receberão também calçadas com acessibilidade. “Alguns lotes já têm calçadas prontas, mas elas serão refeitas, todas niveladas. Hoje, a irregularidade das calçadas traz dificuldade para cadeirantes, idosos e pessoas com problemas físicos”, explicou.
 
Todos devem seguir o Código Municipal de Postura, que pode ser encontrado no site da Prefeitura de Araguaína. “O direito de ir e vir começa na porta de casa, na nossa calçada. Os passeios públicos devem permitir que qualquer pessoa transite com autonomia e segurança, principalmente portadores de deficiência, idosos, mães com carrinhos de bebe?”, explicou o especialista.
 
Uma calçada ideal e segura e? a que garante boa circulação, sem obstáculos. Além de piso regular, deve estar livre de entulhos, mercadorias, contêineres e materiais de obras, entre outros. O Código de Postura contém regras para recuos, muros ou grades, rampas de acesso de veículos e preservação de áreas de permeabilidade nos lotes, também proibindo construção nas calçadas.
 
Zelo
Os benefícios das obras são de todos, o gerente lembra da importância de zelar e fiscalizar o mau uso dos novos equipamentos urbanos, sinalização, iluminação, calçadas, jardins, canteiros e arborização. “O trabalho coletivo e a fiscalização uns aos outros para o bem comum tornarão os serviços duradouros e trarão mais benefícios”.

Publicado: Data: 28/07/2020 Autor:Ascom







voltar