.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 04 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 17ºC | Máxima: 38 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Empresários de Araguaína têm mais facilidade para emitir alvará de 2021

Publicado: Data: 10/03/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Boleto para pagamento do tributo passa a ser expedido on-line, com aprovação imediata e validade de 12 meses; prazo para renovação vence no dia 31 de março

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Araguaína segue aprimorando os processos legais para melhorar a orientação sobre tributação, facilitar a abertura de novas empresas e realizar atendimentos de maneira mais rápida. Dentre as novidades para este ano está a desburocratização para pagamento do alvará de funcionamento. O empresário pode imprimir o boleto no site da Prefeitura e, após a quitação, já tem a aprovação imediata, sem necessidade de fiscalização prévia.
 
“Araguaína pratica o princípio da boa-fé do particular, no qual os empresários abrem o seu negócio de baixo risco sem e necessidade de licença prévia. Essa fiscalização é realizada depois, presencialmente ou com uso do nosso novo sistema de georreferenciamento. Assim, não causa prejuízo à sociedade e, em contrapartida, ainda gera emprego e renda”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza.
 
Outra mudança para 2021 foi na validade do alvará, que passou para 12 meses, independente da data de início do funcionamento. “Antes o alvará valia para o ano corrente. Se o empresário abrisse a empresa em novembro, teria apenas dois meses de validade. O que não é justo. Agora, a validade é de um ano, a partir do pagando da guia”, explicou Fabiano. Já a renovação para o empresário que obteve o alvará em 2020 vence no dia 31 de março.
 
Para acessar a taxa de alvará, basta o empresário informar o CNPJ no site da Prefeitura ou pelo link de acesso rápido: https://bit.ly/3ep2uG3
 
Desburocratização
A reforma do Código Tributário Municipal, com extinção de várias leis e decretos, entre outras medidas, encaminhou Araguaína para adotar o princípio da boa-fé do particular. Isso proporcionou a Prefeitura ser reconhecida como a primeira no Brasil a decretar liberdade econômica e também primeira a utilizar a plataforma Gov.br, que agiliza o atendimento ao público. Anteriormente, o tempo médio de abertura e liberação com emissão de alvará de um novo negócio era de 38 dias.
 
Município que mais gera emprego
Araguaína é o município que mais gerou empregos no Tocantins mesmo em ano de pandemia. Com uma queda brusca de 643 postos de trabalho em abril, Araguaína se recuperou e terminou 2020 com saldo de 1.760 novas vagas. Com destaque na Indústria, com 736 empregos a mais.
 
Só o número industrial já supera o saldo anual de Palmas, com 185 novas vagas, e quase também o de Gurupi, que obteve saldo de 779.
 
Reconhecimento
Araguaína soma dois prêmios na atuação pelo mercado mais livre e seguro. Em 2014, a cidade foi vencedora na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) com o Projeto Destrava Araguaína. E ainda o Prêmio Arara Azul, também do Sebrae, por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, em 2016.

O Município de Araguaína também foi um dos destaques do 8° Seminário Brasil Mais Simples, realizado em 2019, em Brasília. Um dos motivos é o fato de Araguaína ter sido a primeira cidade a publicar um decreto específico de adequação e agilização à MP da Liberdade da Econômica (Medida Provisória n° 881/2019). 

Os casos de Araguaína foram muito aplaudidos e elogiados pelo Sebrae Nacional, como reconhecimento de todo o trabalho feito em prol da desburocratização e apoio à livre iniciativa na cidade.

Publicado: Data: 10/03/2021 Autor:Ascom







voltar