.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 07 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura de Araguaína inaugura Unidade Básica de Saúde (UBS) no Maracanã

Publicado: Data: 20/03/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Os usuários do SUS que moram no Maracanã até a Vila Norte serão atendidos na nova unidade básica de saúde

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta sexta-feira, 21 de Março, às 16h30, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Gomes Marinho, que irá beneficiar a comunidade do Setor Maracanã e população do entorno.

A nova unidade de saúde, a segunda em uma semana, contará com uma equipe composta por Médicos, Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas e terá capacidade para realizar mais de três mil atendimentos por mês.

A solenidade será prestigiada pelo prefeito Ronaldo Dimas e o secretário municipal de Saúde, Rubens Neves, bem como demais autoridades municipais. A inauguração faz parte dos projetos da secretaria em ampliar a oferta de consultas da rede de atenção básica e integral, melhorando a qualidade do atendimento à população de Araguaína.

Atendimento

Mobiliário novo, além de equipamentos adquiridos recentemente integram uma ampla estrutura no postinho de saúde. Na unidade, a prefeitura investiu quase R$ 400 mil e contratou médico, enfermeiro, farmacêutico, auxiliar administrativo, cirurgião dentista e três técnicos de enfermagem, que irão fazer parte da Equipes de Saúde da Família (ESF) e atuarão no comando do novo posto de Atenção Básica.

Entre os principais serviços oferecidos pelas UBS estão consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, visitas domiciliares, exame ginecológico Papanicolau, Teste do Pezinho, aferição de PA, Teste de Glicemia, Avaliação nutricional, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades, exame de pré-natal e fornecimento de medicação básica. A UBS passará a atender com consultório odontológico, salas de higienização e farmácia básica. Com a receita em mãos, após a consulta, os moradores podem retirar os medicamentos gratuitamente no posto de saúde.

Macaranã

A UBS do Setor Maracanã tem capacidade de atender uma média de 50 usuários por dia, o que corresponde a mais de mil consultas mensais realizados pela equipe multiprofissional, que tem como objetivo de descentralizar o atendimento, dar acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais.

O total de atendimentos é estipulado seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS) e dentre os números não estão inclusos demandas espontâneas. A UBS Maracanã tem capacidade para um total de até três Equipes de Saúde da Família (ESF), porém, terá uma equipe, inicialmente.  A área de abrangência da unidade está em um raio que vai do Maracanã até a Vila Norte e está localizada na Rua Faizão, Qd. 45, Lt. 04, Setor Maracanã.

Dr. Marinho

Filho do deputado estadual, Darcy Gomes Marinho e de Ana Maria da Cunha Marinho, Raimundo Gomes Marinho nasceu no dia 08 de Julho de 1932, em Tocantinópolis, antiga Boa Vista do Padre João.  Estudou o Ensino Fundamental em Carolina (MA), o Ensino Médio em Goiânia (GO) e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e sendo servidor das Centrais Elétricas de Goiás (CELG), foi cedido sem ônus ao atual território do Tocantins, mudando-se para Araguaína e tornando-se um dos primeiros médicos a residir na cidade, a partir de 1969. Na política, foi o terceiro prefeito de Araguaína, de 1971 a 1974, e foi deputado estadual, de 1975 a 1979. Em Araguaína, Dr. Marinho, como carinhosamente ficou conhecido, criou a bandeira do município e contribuiu para a construção do Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura. Foi ele também um dos mártires pela autonomia e luta para criação do Estado do Tocantins. Com Arlete Costa Marinho teve quatro filhos: Rametis, Rejane, Núbia e André Luiz.  Dr. Marinho faleceu no dia primeiro de Março de 2013, em Araguaína, onde também foi sepultado.

 
Fotos/Créditos: Leila Mel/ASCOM

Publicado: Data: 20/03/2014 Autor:Ascom







voltar