Quinta-feira, 06 De Outubro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Mais de 700 corredores participam da 30ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína

Publicado: Data: 02/05/2022 Autor: Ascom

Corrida contou com a presença de participantes de várias cidades do Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes

O Dia do Trabalhador, comemorado no último domingo,1º de maio, foi celebrado em Araguaína com a tradicional Corrida de Rua. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura,  e Lazer, reuniu mais de 700 corredores nas principais ruas do Centro da cidade.

Participaram da competição atletas profissionais e amadores de várias cidades dos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás. A corrida voltou a ser realizada depois de ter sido suspensa por dois anos, por causa da pandemia da covid-19 e está na sua 30ª edição.

“Estamos muito felizes com o resultado da corrida, não só por termos superado nossa expectativa de participantes, mas principalmente por poder voltar a promover essa competição depois desse ciclo pandêmico que vivemos. Agradecemos a cada um por abrilhantar esse evento e celebrar conosco o Dia do Trabalhador”, destacou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

A corrida teve o apoio de várias secretarias municipais, ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito de Araguaína), SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Polícia Militar, Bombeiros e Detran/TO (Departamento de Trânsito do Tocantins).

Campeão em 27 minutos

Com um percurso de quase 9 km, os competidores largaram da Avenida Via Lago, em frente ao Complexo Esportivo Pedro Quaresma, seguiram pela Marginal Neblina, Avenida Dom Emanuel e Filadélfia, retornando ao Complexo Esportivo.

Natural de Aparecida de Goiânia, Gustavo Barros de Souza, 25 anos, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com 26 minutos e 44 segundos de corrida, o atleta é campeão brasileiro dez mil metros de atletismo, dez vezes campeão goiano e bicampeão da Corrida de Rua de Araguaína.

“Já estava com saudade da corrida de rua de Araguaína e estou alegre por conseguir mais uma vez vencer a prova. Meus agradecimentos de coração pela acolhida de todos, parabenizar pela excelente organização e já me preparar para a próxima”, destacou Gustavo.

A primeira mulher a concluir a prova, Giovanna Maria Santos, 20 anos, de Palmas, cruzou a chegada com o tempo de 31 minutos e 55 segundos. “Foi uma prova difícil, bons competidores, mas, tivemos um apoio maravilhoso da organização, desde o início da prova, sem atraso, até a chegada e isso contribuiu muito para o sucesso dela”.

Exemplo de superação

Aos 71 anos, a aposentada Iracy Sousa Araújo, moradora do Bairro Neblina, foi a competidora de maior idade inscrita na corrida e deu exemplo de superação e força de vontade. Concluiu a corrida com 53 minutos e 20 segundos e ficou em segundo lugar na categoria veteraníssimo feminina.

“Minha filha, é preciso muita força de vontade para superar os desafios da minha idade e correr com tanta gente jovem. Quando decidi cuidar da minha saúde, escolhi praticar a corrida como atividade física, corro todos os dias de manhã, me alimento bem e olha aí como deu certo, o segundo lugar tá muito bom pra mim”, disse Dona Iracy.

Categorias

A corrida foi dividida entre as faixas etárias de 14 a 60 anos, nas categorias masculina e feminina e em sete modalidades: Elite (atletas experientes), Juvenil (14 a 19 anos), Adulto (20 a 29 anos), Veterano I (30 a 39 anos), Veterano II (40 a 49 anos), Veterano III (50 a 59 anos) e veteraníssimo (com 60 ou mais).

Premiação
Em todas as modalidades foram premiados com dinheiro e medalha os cinco primeiros classificados. Na categoria Elite a premiação foi de R$ 2.000 a R$ 500, de acordo com a colocação, já as outras modalidades, as premiações variaram entre R$ 450 a R$ 150, totalizando R$ 25.800.

Primeiros colocados geral (Elite) - Masculino

1º Colocado: Gustavo Barros de Souza;

2º Colocado: Noel dos Reis Alves;

3° Colocado: Athilla Cavalcante Telles;

4º Colocado: Evandro Pereira de Brito;

5º Colocado: Antonio Kennedy de Sousa Lima.

Primeiros colocados geral (Elite) – Feminino

1ª Colocada: Giovanna Maria Santos Costa Lacerda;

2ª Colocada: Meire das Chagas Botelho;

3ª Colocada: Leila Santos da Silva;

4ª Colocada: Maira Brito da Silva;

5ª Colocada: Marinalva Ribeiro da Silva.

Publicado: Data: 02/05/2022 Autor:Ascom