Quinta-feira, 08 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC

Site leilao de Imveis

Wagner vai convocar cadastro reserva e reforçar efetivo da Guarda Municipal de Araguaína

Publicado: Data: 06/09/2022 Autor: Ascom

Prefeito enviará para a Câmara de Vereadores o PL (projeto de lei) para ampliação das vagas de 40 para 60 guardas. Se aprovado, 60 classificados no cadastro reserva do concurso serão convocados para curso de formação

Por Marcelo Martin | Foto: Marcos Sandes/Ascom

A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) terá um reforço para melhorar a segurança pública dos moradores. O prefeito Wagner Rodrigues vai enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para ampliar o efetivo em 20 vagas, passando de 40 para 60 guardas. Caso o legislativo aprove o projeto, serão convocados 60 aprovados no cadastro reserva do concurso municipal para o curso de formação, que vão compor as novas vagas e parte do efetivo já existente.

De acordo com a programação, as aulas serão iniciadas neste semestre com previsão de formatura no primeiro semestre do próximo ano, e o curso será organizado pela Prefeitura com aulas ministradas na sede da GMA. “A cidade está crescendo e os problemas de segurança crescem junto, por isso vamos ampliar para 60 guardas que é a quantidade possível por lei. Vamos continuar investindo em segurança”, afirmou o prefeito Wagner.

Patrulhamento na rua
A principal função do órgão é atuar na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de proteger o patrimônio público. O número de emergência 153, da GMA, pode ser acionado também para atuar na prevenção da violência, auxiliar na pacificação de conflitos e outras demandas referentes à segurança pública.

A GMA está operando na cidade desde o dia 6 de julho de 2021 e recebeu sede própria no dia 7 de dezembro do mesmo ano.  O prédio entregue pela Prefeitura fica no antigo Tiro de Guerra e foi totalmente reconstruído, seguindo normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal. No local, à Rua José de Alencar, s/nº, no Setor Tecnorte, funcionam os atendimentos pelo número de emergência 153, setor administrativo, alojamentos e estacionamento das viaturas.

No primeiro semestre deste ano, a GMA recuperou oito veículos roubados ou furtados, entre as 214 ações realizadas, que são prisões, atendimentos em acidentes de trânsito, apoio aos órgãos públicos e outras ocorrências.

Concurso público
O concurso público municipal foi realizado em março de 2020. Os 40 mais bem colocados para GMA iniciaram o curso de formação no dia 18 de setembro de 2020 e tiveram formatura já em dezembro do mesmo ano. Foram 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados.

As disciplinas ministradas durante o curso vão desde legislação, curso de armamento, técnicas de tiro, abordagem operacional, até sobrevivência em campo que totalizam 47 disciplinas.

Publicado: Data: 06/09/2022 Autor:Ascom