.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 08 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista  

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Mais 75 mulheres recebem certificados de cursos gratuitos do Capacita Araguaína

Publicado: Data: 29/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 Desde março de 2021, são mais de 1.200 pessoas qualificadas e preparadas para empreender ou buscar novos empregos no mercado de trabalho

Por Ricardo Sottero | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Uma conquista celebrada em família sempre tem um gostinho mais especial. Enquanto a aluna Lázara dos Santos de Castro recebia seu certificado de conclusão do curso de Pintura em Tecido do programa Capacita Araguaína, o esposo Adão Alves de Castro vibrava muito na plateia. “Vamos comprar o material, ela vai pintar e nós vamos vender juntos. Ela pintando e eu, que sou marceneiro, vou fazendo as molduras”, comemorou Adão.

 

Lázara faz parte do grupo das 75 mulheres araguainenses que concluíram os cursos de manicure e pedicure, design em sobrancelhas, pintura em tecido e bordado à mão e receberam os certificados na tarde do último dia 28, em cerimônia no Centro Municipal de Comércio e Cultura (Feirinha). O Programa Capacita Araguaína é uma iniciativa da Prefeitura para incentivar a comunidade a ter uma renda extra por meio da profissionalização e ainda fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade.

 

A diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade e Inclusão Produtiva da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Juliane Carneiro, destaca que o diferencial do programa é levar os cursos até o setor onde existe a demanda, tirando a necessidade da pessoa se deslocar até o centro ou qualquer outro local longe da casa.

 

“Levamos todos os insumos necessários e temos instrutores excelentes, profissionais do próprio Município e também resultado da parceria com o Sistema S. E ainda agregamos palestras de empreendedorismo, crédito para começar um novo negócio, entre outros temas importantes. Oferecemos todas as condições para essas mulheres empreenderem ou procurarem um emprego com a tranquilidade de ter um certificado em mãos”, explicou Juliane.

 

Uma nova vida

“Antes de fazer esse curso, minha vida era muito dura, muito sofrida, eu não gosto nem de falar, porque eu tinha que trabalhar à noite toda, todos os dias, durante dois anos”. A história da recém-formada manicure Jucilene Machado de Paiva Santos foi compartilhada por ela mesma com os formandos e convidados da solenidade.

 

 Ela conta que ficou sabendo do curso na igreja que frequenta, tomou a decisão de participar, pensou em desistir, porque estava muito desestimulada com a vida, mas deixou a força de vontade falar mais alto. “Hoje eu uso todos os recursos que tenho, redes sociais, WhatsApp, boca a boca, coloco cartãozinho embaixo das portas, tudo para divulgar meu novo trabalho. Montei minha maletinha de esmaltes e vou na casa das minhas clientes. Agora estou bem melhor do que antes, graças a Deus não precisei mais trabalhar à noite”.

 

Construindo uma profissão

O Capacita Araguaína foi iniciado em março de 2021 e mais de 1.200 pessoas foram qualificadas. É um programa contínuo ofertado conforme a necessidade de cada comunidade. A Prefeitura estabeleceu uma parceria com o CCABA (Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína) e à medida que os presidentes de bairro demandam, a secretaria faz a projeção e o cronograma para ofertar os cursos de pintura em tecido, crochê, bordado, manicure, pedicure, design de sobrancelhas e cabeleireiro.

 

Os cursos são destinados para iniciantes, com carga horário de 80 a 120 horas, de segunda à sexta-feira, e com duração média de dois meses, atendendo mulheres e homens de 14 a 59 anos. O secretário José da Guia ressaltou que as formações abrangem a zona urbana e grande parte da zona rural.

 

“São situações em que a pessoa pode trabalhar até de casa mesmo, complementar a renda. E ainda oferecemos cursos de como administrar essa iniciativa empreendedora. E é importante reforçar que todos esses cursos são custeados com o Tesouro Municipal, tirando pessoas da vulnerabilidade social, resgatando a dignidade por meio do trabalho e da geração de renda”, disse o secretário.

 

O que fazer com o novo certificado?

Os certificados entregues para as alunas são os primeiros a virem com um QR Code, que permite que a pessoa acesse o documento on-line e faça o download da versão digital para facilitar a apresentação e o envio na hora de buscar um emprego, por exemplo.

 

E para dar mais orientações do que fazer agora que aprenderam uma nova profissão, no final da cerimônia as alunas assistiram a palestra “Seja a protagonista da sua própria história”. A psicóloga Talita Costa, especializada na seleção de profissionais para empresas, falou mais sobre as possibilidades de trabalho e como se posicionar no mercado.

 


O Capacita Araguaína foi iniciado em março de 2021 e mais de 1.200 pessoas foram qualificadas



Os certificados entregues para as alunas são os primeiros a virem com um QR Code, que permite que a pessoa acesse o documento on-line e faça o download da versão digital

Publicado: Data: 29/09/2022 Autor:Ascom







voltar