.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 11 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Outubro Rosa é comemorado pela Prefeitura de Araguaína

Publicado: Data: 06/10/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A campanha será realizada na rede municipal de saúde de 07 a 30 de outubro.


Outubro passou a ser o mês rosa em diversas partes do mundo como símbolo da luta contra o câncer de mama. Integrando esse movimento, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realiza este mês diversas atividades em prol da luta contra o câncer de mama e de útero, com a intenção de estimular as mulheres a submeterem-se a exames preventivos.

A campanha será realizada de 07 a 30 de outubro na rede municipal de saúde, por meio de palestras educativas, oferta de exames Papanicolau, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias de rastreamento, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Além das ações voltadas à saúde da mulher, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação dos Voluntários e Amigos dos Portadores de Câncer de Araguaína (AVAPCA), realiza ainda o hasteamento de 29 bandeiras rosas, na Praça das Bandeiras.

 

Câncer

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O diagnóstico precoce é a melhor estratégia. A principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. O exame é realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais, idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

 

Programação

07 Out - UBS Noroeste

08 Out – UBS Araguaína Sul

09 Out - UBS Alto Bonito

10 Out – UBS Nova Araguaína

13 Out – UBS Vila Aliança

14 Out – UBS Pontes

16 Out – UBS Barros

17 Out – UBS Cimba

20 Out – UBS Dom Orione

21 Out – UBS JK

22 Out – UBS Novo Horizonte

23 Out – UBS Jardim das Flores

24 Out – UBS Setor Couto

27 Out - UBS Setor São Miguel

29 Out – UBS Bairro Senador

30 Out – UBS Maracanã

30 Out – UBS Bairro de Fátima

Publicado: Data: 06/10/2014 Autor:Ascom







voltar