.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 08 De Março De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 30 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Cemitério São Lázaro praticamente pronto para Dia de Finados

Publicado: Data: 31/10/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Todo serviço de limpeza no principal cemitério de Araguaína já foi realizado para que familiares possam prestar suas homenagens aos seus entes queridos

 

 

O principal cemitério de Araguaína, Cemitério São Lázaro, já está praticamente pronto para receber a comunidade que vai prestar suas homenagens aos seus entes queridos no Dia de Finados. Nesses dias que antecedem à data, foram realizados roçagem, poda de árvores, jardinagem, pequenas reformas, pintura dos muros e meios-fios, varrição e melhoramento de iluminação. Os serviços foram realizados pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC).

 

Para os rituais cristãos, além de reestruturar o local e adquirir novos materiais, a Prefeitura disponibilizou sete banheiros químicos, cinco tendas, centenas de cadeiras, som e servirá água para receber os fiéis.

 

De acordo com a Funamc, cerca de 60 mil parentes e amigos devem visitar o cemitério neste fim de semana para levar flores e orar pelos entes queridos. A presidente da entidade, Cleide Melo, informou que as tendas já estão no cemitério. A partir de amanhã, sábado, dia 1º, a população terá todo o apoio necessário para prestar suas homenagens aos seus familiares sepultados no cemitério.

 

A presidente da Funamc ainda orienta que os visitantes retirem os vasos de plantas e flores no prazo máximo de 30 dias para evitar a disseminação do mosquito da dengue, devido ao período chuvoso e acúmulo de água nos recipientes.

 

Programação

Para as homenagens no cemitério público, haverá horários pré-estabelecidos para os visitantes. Para o Dia de Finados, o cemitério estará aberto já neste sábado, 1º de Novembro, das 8h ao meio-dia, e segue até domingo, 2, das 7 às 18 horas. A Igreja Católica também realizará missas e eventos religiosos a cada quatro horas.

 

Apoio

O único cemitério público de Araguaína existe há mais de 58 anos e segundo os registros da FUNAMC há pelo menos 35 mil corpos sepultados. A ação do Dia de Finados conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, que, no domingo, também, disponibilizará duas equipes multiprofissionais, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que realizarão atendimentos de emergência aos visitantes, caso haja necessidade.

 

Melhorias

Com o apoio da Secretaria da Infraestrutura, foram construídas 500 metros de novas calçadas, na parte externa e interna, e foram feitos reparos no muro, como pintura e recuperação de blocos. Há alguns meses, a infraestrutura ao redor do cemitério também passou por melhorias. Foi o caso da Rua Rio Lontra, onde parte da rua recebeu os trabalhos de aplicação de CBUQ, execução de bocas de lobo e construção de meios-fios e guias de sarjetas. Além desta rua, a principal via de acesso que fica na frente do cemitério, a Belo Horizonte, recebeu os serviços de reconstrução. A Belo Horizonte é utilizada para comercialização de produtos, como vasos de flores e velas.

Os cemitérios localizados nos setores Novo Horizonte, Bairro de Fátima e Barros também receberam serviços de limpeza e recuperação.

Publicado: Data: 31/10/2014 Autor:Ascom







voltar