.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 07 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína implanta e SUS para unificar informações da Atenção Básica

Publicado: Data: 06/11/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Sistema servirá para integrar todas as informações dos programas e atendimentos dos usuários na atenção básica do município

 

Araguaína está implantando o sistema e-SUS Atenção Básica, com o objetivo de reestruturar e unificar todas as informações dos programas e atendimentos de saúde do Município. A partir da implantação do sistema, todos os dados dos usuários estarão disponíveis em uma única plataforma, tanto informações sobre os programas desenvolvidos no Município como os atendimentos realizados nas UBS’s, domicílios, escolas e outros espaços da comunidade.

 

O sistema, do Governo Federal, via Ministério da Saúde, deve ser implantado na rede de atenção básica em todos os estados e municípios. Atualmente em Araguaína, é utilizada a coleta de dados simplificada, através de fichas de registro que compõe um dos componentes da estratégia e-SUS AB para serviços de saúde que ainda não dispõem de sistema informatizado para utilização rotineira no trabalho.  As fichas são preenchidas durante os atendimentos e enviadas para a Secretaria de Saúde, onde os dados são inseridos no sistema do Ministério.

 

Os profissionais que vão trabalhar com o e-SUS já estão passando por capacitações e atualizações, para a implantação e implementação efetiva do sistema nas unidades de saúde do Município. Para a diretora administrativa da Atenção Básica, Kenya Marlla da Silva Gonçalves, a implantação vai proporcionar o registro do atendimento ao usuário de forma individualizada, permitindo o acompanhamento do histórico de atendimento de cada usuário, assim como vai possibilitar o acompanhamento da produção dos profissionais.

 

E-SUS

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em saúde do Governo Federal, via Ministério, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde em busca de um SUS eletrônico.

Publicado: Data: 06/11/2014 Autor:Ascom







voltar