.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

CIL comemora um ano de atuação em Araguaína

Publicado: Data: 20/11/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Foram 130 atendimentos a deficientes auditivos e surdocegos, que receberam auxílio durante serviços públicos como cursos e consultas médicas

 

Os deficientes auditivos e surdocegos em Araguaína contam desde novembro de 2013 com um centro especializado para auxiliá-los na comunicação durante atendimentos nos serviços públicos. O Centro Interdisciplinar de Libras (CIL) auxilia pessoas com deficiência por meio de tradução e interpretação de guia-intérprete. Em um ano, a única unidade CIL do Tocantins contabiliza um total de 130 atendimentos.

Encaminhamento para cursos (35) e Consulta Médica (19) têm sido os tipos de atendimentos mais frequentes na unidade. “Queremos garantir que as políticas públicas da educação especial cheguem a todas as pessoas de Araguaína. Isso significa dizer que os investimentos de inclusão em nossa cidade estão possibilitando mais interação e comunicação entre ouvintes e surdos”, disse a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro.

 

Unidade

A unidade CIL de Araguaína foi implantada por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e no início recebeu mobiliários, computadores e um veículo para conduzir as pessoas aos locais de atendimento. O Centro, além de valorizar as especialidades das pessoas com deficiência atendidas e garantir os direitos adquiridos em lei, pretende dar visibilidade social aos atendidos, incentivá-los a superar desafios de comunicação e conquistar um espaço na sociedade através da inclusão.

 

Atendimentos

A unidade CIL é responsável por prestar serviços na sede do centro, também via internet e no local onde será realizado o serviço público. Não é recomendado pela Secretaria o atendimento da CIL a pessoas com deficiência aos serviços particulares, eventos familiares, ambientes educacionais, viagens e função empregatícia.

A Central de Interpretação de Libras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria do Trabalho e Ação Social, no antigo prédio da UFT, localizado na Rua Humberto Campos, nº 508, no Bairro São João. Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou através do telefone: (63) 3415-2268.

Publicado: Data: 20/11/2014 Autor:Ascom







voltar