.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Em Araguaína, cursos profissionalizantes favorecem geração de emprego e renda

Publicado: Data: 24/11/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Os cursos também melhoram a formação dos participantes e capacitam novos profissionais para o mercado de trabalho

 

Qualificar mão de obra, melhorar a formação, capacitar novos profissionais para o mercado de trabalho e favorecer a geração de emprego e renda. Esta é finalidade com que a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social e da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), oferece cursos profissionalizantes e técnicos gratuitos para as comunidades atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pelo Centro de Geração de Renda e pela Funamc.

 

Ao todo, somente este ano, foram atendidas diretamente cerca de 1600 pessoas, com previsão de que esse número seja ampliado no próximo ano. São ofertados mais de 40 cursos gratuitamente, além de oficinas pedagógicas.

 

Cras

Nos Cras, são disponibilizados para os moradores dos Setores Noroeste, Costa Esmeralda, Céu Azul, Novo Horizonte e Patrocínio aulas semanais de Capoeira, Karatê, Dança (balé e ritmos) e Violão. As comunidades atendidas pelas equipes das unidades podem se inscrever nas aulas durante todo o ano no Cras mais próximo de sua casa, desde que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e façam parte da área de abrangência do Cras. Cada turma tem 25 alunos, exceto as aulas de violão, que possuem no máximo oito alunos por turma.

 

Centro de Geração de Renda

O Centro de Geração e Renda também está disponibilizando vagas para cursos de Panificação, no povoado Barra da Grota. As turmas formadas por 20 pessoas têm aulas na Rua Araguaia, s/n. Além da Panificação, o Centro de Convivência do Idoso, no Setor Couto, oferece oportunidade também para o curso de tapete amarradinho em tela. As inscrições estão abertas para 20 vagas. O Centro de Geração de Renda está localizado na Rua Sul, n° 96, Setor Alasca (próximo ao Campo do Tiba).

 

Pronatec

Na intenção de favorecer a qualificação profissional, somente este ano, a Secretaria do Trabalho e Ação Social ofereceu mais de 30 cursos de qualificação profissional em áreas como comércio, computação, hotelaria, eletrônica, artes e telefonia, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Centenas de jovens, adolescentes e adultos foram capacitados em cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Balconista de Farmácia, Apicultor, entre outros. Novas vagas devem ser ofertadas gratuitamente em dezembro deste ano e as aulas iniciam em janeiro de 2015.

 

Funamc

A Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) realiza dois cursos: Manicure e Pedicure (manhã) e Pintura em Tecidos (à tarde), favorecendo 45 pessoas diretamente. As aulas de acontecem diariamente na sede da Funamc, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, antigo prédio da UFT. Os cursos finalizam em dezembro e novos cursos serão oferecidos no próximo ano.

 

Oficinas e atendimentos

Os membros das comunidades da área de abrangência dos Cras também podem participar dos grupos de convivência de idosos, oficinas pedagógicas e cantinho da leitura. Além disso, as equipes multiprofissionais realizam atendimentos relacionados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e reunião com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Nos três Cras, as comunidades contam com atendimento psicológico e assistente social.

 

No Cras 1 (Setor Céu Azul), de segunda a sexta, o grupo de convivência de idosos se reúnem das 7h às 8h. Já as oficinas pedagógicas, acontecem todos os dias, nos períodos matutino e vespertino, conforme a demanda. No Cras 2 (St. Patrocínio), o grupo de convivência de idosos acontece sempre às quartas-feiras, das 16 às 17h. Entre as atividades, nas segundas, quartas e sextas são oferecidas também aulas de informática nos períodos matutino (09 às 10h e 10 às 11h) e vespertino (14h30 às 15h30 e às 15h30 às 16h30). No Cras 3 (Setor Noroeste), o Cantinho da Leitura acontece todos os dias nos períodos matutino e vespertino. Os Grupos de Convivência e as Oficinas Pedagógicas acontecem sempre nas tardes de segunda-feira. Os atendimentos do SCFV são realizados de manhã e à tarde nas segundas-feiras, pela manhã, às terças e quintas-feiras, e à tarde, nas quartas e sextas-feiras.

 

Serviço

Cras 1, Rua Lontra, s/n, Setor Céu Azul. Contato: (63) 3412-5152 (Cida)

Cras 2, Rua 02, n° 30, St. Patrocínio. Contato: (63) 3412-4023 (Aldeci)

Cras 3, Rua Liberdade, n°550, Setor Noroeste. Contato: (63) 3411-7045 (Bete)

 

 

Fotos: Arquivo/Ascom Araguaína

Publicado: Data: 24/11/2014 Autor:Ascom







voltar