.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 09 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura promove caminhada no Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya

Publicado: Data: 05/12/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Evento de conscientização no combate a essas doenças será realizado neste sábado, dia 6

 

O Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya em Araguaína será marcado com uma caminhada de sensibilização e conscientização da comunidade em relação às duas doenças. A caminhada será realizada neste sábado, dia 6, a partir das 8 horas, saindo do Posto Neblina, na Avenida Cônego João Lima, até a Praça das Bandeiras.

 

A caminhada será um reforço na programação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que iniciou com palestras nas escolas municipais de Araguaína em novembro. A conscientização serve para informar a população sobre a incidência de casos de dengue neste período chuvoso e alertar sobre a febre Chikungunya, que apareceu no país e tem os mesmos sintomas da dengue.

 

Além da caminhada, os agentes vão distribuir panfletos de orientação sobre as duas doenças e também blitzen educativas nos hospitais da cidade, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Araguaína Sul e nos semáforos. Durante a próxima semana, as blitzen continuam nas unidades básicas de saúde.



Palestras

Nas últimas semanas, O CCZ promoveu palestras nas escolas municipais de Araguaína para explicar e informar sobre a Dengue e a Chikungunya. Um total de 12 servidores, distribuídos em duas equipes, participarem da programação. Além de agente de combate a endemias, uma biomédica e um médico veterinário acompanharam as palestras. Ao final, foram capacitadas 585 pessoas, sendo 407 professores e coordenadores e 178 alunos.



Saiba mais

Dengue

Entre os sintomas da Dengue estão febre alta, dor de cabeça, juntas e olhos, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo. Considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo, em casos mais graves, a Dengue pode até matar. 

 

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Araguaína, houve uma redução tanto nos casos notificados como os confirmados da doença. Segundo os dados, de janeiro a outubro de 2013, foram 2.333 notificações; sendo que nesse ano, nesse mesmo período, foram 1.465 notificações, uma redução de 37%.

 

Em relação a casos confirmados, foram 462 em 2013 (janeiro a outubro); e nesse ano foram 419 casos confirmados, constatando uma redução de 9%.

 

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue e transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até a primeira quinzena de outubro, foram registrados mais 337 casos da Febre Chikungunya. Os sintomas também são semelhantes, como febre alta, dor de cabeça, cansaço, erupções na pele e conjuntivite. O sintoma mais caraterístico são as fortes dores nas articulações, que impedem os movimentos e chega a durar meses, até a febre ir embora.

Publicado: Data: 05/12/2014 Autor:Ascom







voltar