Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeito visita primeira unidade básica de saúde informatizada

Publicado: Data: 30/01/2015 Autor: Ascom

Estão sendo implantados os prontuários eletrônicos e os relatórios de produção, que geram segurança e agilidade no atendimento aos usuários

Na manhã a última quinta-feira, 29, o prefeito Ronaldo Dimas visitou a Unidade Básica de Saúde do Setor JK para acompanhar a implementação da informatização da saúde. A UBS será a unidade modelo e, ainda em fase de implantação, começa pelo prontuário eletrônico, tornando-se a primeira unidade a ser informatizada integralmente. A previsão é que todas as unidades estejam interligadas ao mesmo sistema até julho deste ano, o início efetivo da implantação do 0800 da Saúde.

Após visitar o consultório médico, odontológico e de enfermagem, bem como a farmácia da unidade, o prefeito Ronaldo Dimas adiantou que a informatização do sistema facilitará a organização dos atendimentos e o acesso às informações dos pacientes.

“Estamos cadastrando todos os pacientes. Neste primeiro momento é um pouco mais demorado, mas a partir daí as coisas facilitam muito. A expectativa é que ainda este semestre a gente esteja fazendo testes para os pré-agendamentos das consultas por telefone ou pela internet”, anunciou o prefeito, afirmando que todas as unidades estão sendo informatizadas.

Como funciona

Na UBS, está sendo implementado o prontuário eletrônico através do cadastro do usuário no sistema da recepção, que interliga-o às consultas e à farmácia. O acesso às informações do paciente, como histórico de consultas e a última visita à UBS, é possível durante a consulta médica e o cadastro vale também para as farmácias, que facilita a liberação dos medicamentos após prescrição médica, e, interconectada à Farmácia Central, possibilitará o controle do estoque, saída e movimentação dos remédios.

Benefícios

Além disso, na unidade piloto, através do E-SUS é possível atualmente a elaboração de um relatório de produção de atendimento de cada profissional. Isso significa dizer que a unidade elabora seu relatório do total de consultas médicas, por exemplo, encaminha para a Secretaria de Saúde, que tabula e envia ao Ministério da Saúde. Após mensurar a produção de cada Município, o Ministério da Saúde gera recursos para o Município, que revestem em investimento às unidades. Além disso, cada consultório possui um computador, extinguindo aos poucos o uso do antigo formulário e ficha física.

As novidades refletem na qualidade do atendimento prestado à população, conforto aos usuários do SUS, mais segurança na emissão de medicamentos e rapidez no acesso ao histórico do paciente, inclusive com a formação de gráficos e dados epidemiológicos. O aperfeiçoamento do sistema será dado de forma contínua.

Atualmente, a UBS do JK realiza uma média mensal de mil atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicas. A maior demanda são as consultas médicas, que chegam a 350 por mês.

Publicado: Data: 30/01/2015 Autor:Ascom