Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeitura realiza palestras na semana de prevenção contra o câncer

Publicado: Data: 04/02/2015 Autor: Ascom

Conscientização está sendo realizada em todas as UBS do Município

Na semana em que se lembra o Dia Internacional de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, a Prefeitura de Araguaína está realizando uma série de ações  nas 18 unidades básicas de saúde (UBS). Dentre as atividades estão palestras  de conscientização alertando a população para os riscos das doenças em suas diversas modalidades, como câncer de próstata e de mama.

As palestras, todas voltadas para a prevenção primária da doença, estão sendo feitas pelas equipes de profissionais que trabalham nas unidades e acontecem  nos períodos da manhã e tarde durante a triagem e atendimento dos pacientes.

A superintendente das UBS da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Lima Sousa Trindade, falou sobre a importância  das palestras na conscientização da população no combate ao câncer, principalmente sobre a prevenção.

“É importante que toda a sociedade esteja atenta aos cuidados que se deve ter principalmente na questão da prevenção à doença, por isso,  as ações da Secretaria estão voltadas para todas as faixas etárias, desenvolvemos ações  que atendem  tanto  a homens quanto mulheres, desde o público infantil  aos idosos”, disse.

Exames

Só no ano passado, a Prefeitura realizou 5.462 exames de prevenção de câncer do colo uterino (PCCU), juntamente com exames clínicos das mamas. Nesses, foram identificadas 90 lesões precursoras e 70 lesões de alto grau de câncer uterino. “O índice é considerado significativo, visto que as lesões de alto grau podem ser indício de câncer”, apontou a superintendente.

As coletas são realizadas por meio de agendamento nas UBS das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Publicado: Data: 04/02/2015 Autor:Ascom