.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Saúde orienta comunidade sobre agendamento de vacinas BCG

Publicado: Data: 23/02/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Medida foi tomada após Ministério da Saúde reduzir o número de doses em todos os municípios tocantinenses

 

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde está agendando com os pais das crianças para imunizá-las com a vacina BCG em data programada. A vacinação está sendo feita em nove unidades básicas de saúde: Dr. Francisco (Vila Aliança), Avany Galdino (bairro São João – que está sendo atendida no setor Araguaína Sul), Dr. Raimundo Gomes (Maracanã), Albeny (Noroeste), Palmeiras do Norte (São Miguel), José Ronaldo (Entroncamento), Nova Araguaína e Araguaína Sul.

 

De acordo com a coordenadora municipal da Imunização, Samila Carvalho Paixão, no mês de janeiro o município recebeu apenas 200 doses da vacina BCG e em fevereiro, 500 doses, sendo que, em média, são enviadas 800 doses. A última informação oficial do Ministério da Saúde é que estaria normalizando a situação ainda na primeira quinzena de janeiro, o que não ocorreu até o momento.

 

“Tivemos que optar pela otimização das vacinas, fazendo o agendamento. Pois cada frasco dá para seis doses, se abrirmos um para vacinar apenas uma criança, sem utilizar o restante no período máximo de até seis horas, perdemos o restante da vacina”, explicou Samila.

 

Até a última sexta-feira, dia 20, o estoque do Setor de Imunização de Araguaína tinha 300 doses, previsão de durar no máximo até duas semanas. “À medida que chega, as doses são distribuídas para as unidades básicas de saúde”, disse a coordenadora, ressaltando que o Ministério não comunicou quando e nem a quantidade de doses será a próxima reposição. “A nossa responsabilidade é de aplicar; quem fornece é o Ministério da Saúde que encaminha para os estados distribuírem aos Municípios”, explicou.

 

Os pais devem fazer o agendamento nas UBS ou pelo telefone 3414-0753, da Imunização.


Outras vacinas

O Ministério da Saúde também alertou que outras vacinas deverão ter redução de quantidade de doses, como febre amarela, antitetânica, tetra viral, hepatite B e tríplice viral. 

Publicado: Data: 23/02/2015 Autor:Ascom







voltar