Sexta-feira, 03 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeitura comunica sobre desabastecimento de vacinas

Publicado: Data: 24/03/2015 Autor: Ascom

De acordo com o Ministério da Saúde, a diminuição no envio de doses se deve a problemas na produção de vacinas pelo laboratório

Há mais de dois meses, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, vem se preocupando com a pouca oferta de vacinas. Devido ao desabastecimento do Polo de Imunização, pelo Ministério da Saúde, hoje a cidade está com a falta da vacina BCG (que imuniza contra a tuberculose) e há poucas doses da DT (contra tétano) e Hepatite B.

Segundo o último comunicado do Ministério da Saúde Nº 46/2015, de 26 de fevereiro, a falta se deve a problemas na produção das vacinas pelo laboratório que produz o material. Como a falta e o pouco estoque das vacinas se estendem por todo o Brasil, em Araguaína, as ações da Secretaria Municipal da Saúde estão baseadas na prevenção primária das doenças e no agendamento de vacinas.

“É importante que diante da falta de vacinas, as pessoas possam evitar situações de risco, como é o caso do tétano, não manusear objetos enferrujados e cortantes, e da hepatite, não consumir água sem tratamento adequado”, alerta a coordenadora municipal de Imunização, Antônia Macedo.

Quanto às crianças recém-nascidas que precisam ser imunizadas com a BCG, a Secretaria está fazendo o cadastro e, assim que forem chegando as doses, as mães serão comunicadas para levarem os bebês. O agendamento de outras vacinas está sendo realizado nas unidades básicas de saúde, a partir da demanda.

Menos vacinas

De acordo com o comunicado do MS, a regularização do envio de vacinas BCG seria a partir de 18 de março e para as outras vacinas em abril. Além das vacinas citadas acima, as vacinas contra Febre Amarela, VERO (contra raiva), Dupla Adulto, Tetra Viral, HIB (Influenza Tipo B) também estão com os repasses diminuídos em até 70%.

Publicado: Data: 24/03/2015 Autor:Ascom