.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura priorizará atendimento de casos de viroses em Araguaína

Publicado: Data: 25/03/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Medida foi anunciada durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 25, que teve a presença do secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho


Houve um aumento em torno de 45% no número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor Araguaína Sul. O aumento deve-se aos casos de viroses que cresceram nos últimos dois meses, período em que as chuvas também foram intensificadas na região. Para desafogar o fluxo de atendimento na UPA em relação aos casos de virose, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, vai priorizar o atendimento da população que estiverem com os sintomas da virose nas unidades básicas de saúde (UBS).

A medida foi anunciada durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 25, na sala de reuniões do gabinete do prefeito. Participaram da coletiva o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho; o superintendente da Atenção Básica, Murilo Bastos; e o diretor da Pró-Saúde em Araguaína, Joaquim Fonseca.

Atendimentos priorizados

O secretário Jean Luís Coutinho informou que foi detectado esse aumento pontual nos atendimentos na UPA. Coutinho esclareceu que normalmente as pessoas acometidas por essa virose vão à noite para a UPA, porque é o período que os sintomas se intensificam. 

“É necessário esclarecer à população que ela deve-se encaminhar primeiramente para as unidades básicas, nos seus respectivos setores, onde os atendimentos de viroses serão priorizados, para receber a avaliação médica e, só após, caso seja um caso mais grave, ser enviada à UPA”, pontuou, acrescentando que “não vai haver um aumento de servidores; vai haver um aumento de atendimento”.

Sintomas

O superintendente da Atenção Básica, Murilo Bastos, reforçou que além do trabalho preventivo realizado nas UBS, também são marcadas consultas nos casos de emergência/urgência. “Além dos pacientes agendados, também vamos aumentar o atendimento de urgência nas UBS”, destacou.

 Segundo Bastos, entre os sinais clássicos de doenças respiratórias, no caso de viroses, são dores de cabeça, olhos avermelhados e febre. Os que apresentarem esses sintomas serão clinicados na UBS e terão acompanhamento das equipes de saúde da família. O superintendente lembrou que idosos e crianças tem cuidados especiais no atendimento.

 Na tarde de ontem, dia 24, foi realizada uma reunião com os coordenadores das UBS para informar sobre o fortalecimento na avaliação e triagem desses casos, otimizando o atendimento.

Prevenção

O superintendente Murilo Bastos ainda reforçou sobre as medidas que as pessoas podem tomar para prevenir viroses: lavar as mãos constantemente, evitar locais fechados onde há pessoas com a doença, beber bastante água e procurar alimentar-se bem. “Essas atitudes evitam o contágio e ainda aumentam a imunidade contra essas doenças”, completou.

Publicado: Data: 25/03/2015 Autor:Ascom







voltar