Há alguns anos, a empresa de reciclagem Metal Sul, de Araguaína, procurava parcerias para iniciar um trabalho de logística reversa de resíduos eletrônicos na cidade. “Buscamos a Prefeitura de Araguaína para ter mais informações e então fomos apresentados para a associação especializada neste serviço”, conta Sóstenes Bandeira, sócio-proprietário da Metal Sul.
A partir de maio, a empresa araguainense será um ponto de entrega voluntária de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos sem uso. “Temos a intenção de organizar outros pontos de descarte e coleta junto ao comércio e Prefeitura, além do apoio da associação. Estamos trabalhando para ampliar esse serviço na cidade”, ressalta Sóstenes.
O primeiro ponto é resultado de uma cooperação entre a Prefeitura de Araguaína, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), que é parceira e operadora nacional, e a Metalsul, que é parceira e operadora local. Neste sistema de logística reversa, o resíduo eletrônico, em seu ciclo de vida, pode ser reaproveitado e ter seus componentes reciclados. E quando não é possível o reaproveitamento, o descarte ambientalmente correto é feito.
O analista ambiental da Prefeitura André Costa Pereira explica que a implantação do sistema de logística reversa de resíduo eletrônico estava prevista para 2024, mas foi antecipada. “Essa cadeia envolve a responsabilidade de todos, desde o fabricante ao consumidor, que deve descartar seu resíduo eletrônico em locais apropriados. A Prefeitura cobra, fiscaliza, divulga e fomenta o descarte correto e conta com o envolvimento de todos para reduzir os impactos negativos que o descarte incorreto tem no meio ambiente”.
Primeira mobilização
Para incentivar os cidadãos a fazerem o descarte correto do resíduo eletrônico e eletrodoméstico, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizará uma campanha na Via Lago, dia 6 de maio, das 14 às 20 horas, no modelo drive-thru, no qual a pessoa passará de carro, entregará seu lixo, e seguirá viagem.
Os interessados podem fazer o descarte de aparelhos de celular, computadores, carregadores, fones de ouvido, teclados, mouses, televisores, liquidificadores, secadores, microondas, entre outros equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
O sistema de logística reversa de resíduo eletrônico e eletrodoméstico está presente no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Com isso, Araguaína passa a ter a Metalsul como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) fixo para receber os materiais. A empresa está localizada na Rua Aquarela Musical, nº 153, no Parque dos Sonhos Dourados. (Por Ricardo Sottero | Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)