.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Lixo colocado na rua causa sujeira e incômodo a moradores

Publicado: Data: 22/08/2013 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Lixo depositado na rua antes ou depois da coleta é espalhado por animais ou por vândalos e causa mal cheio e sujeira às vias públicas. Implantação de lixeiras suspensas é uma das saídas apontadas pela Prefeitura

 

O número de reclamações de moradores quanto à sujeira e incômodos causados pelo lixo depositado nas ruas tem aumentado. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do município, animais e vândalos estão rasgando o lixo colocado nas vias antes ou depois da coleta, dificultando o recolhimento. A Prefeitura de Araguaína informa os horários de recolhimento do lixo e aponta que a implantação de lixeiras suspensas nas residências ameniza os problemas.

“Locais onde existem lixeiras suspensas de até um metro de altura evitam essas ações mesmo que o morador não coloque o lixo no dia correto da coleta. Quem não pode implantá-las, deve obedecer aos dias da coleta”, explicou o diretor de limpeza urbana do município, Walteir Alves. Ele ainda alerta que o lixo exposto no chão pode tornar-se perigoso também para crianças, que acabam tendo contato com materiais tóxicos ou cortantes.

Seleção de Lixo

O diretor lembra que "a grande quantidade de lixo domiciliar pode se tornar matéria-prima para produção de novos produtos". Alves explica como organizar os resíduos domésticos. "O ideal seria separar o lixo domiciliar em duas partes: a parte não reciclável e a parte reciclável. A não reciclável (tecidos, fraudas descartáveis, papel higiênico, restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos) deve ser descartada na coleta que vai para aterros sanitários. Vale lembrar que restos de frutas, cascas e alimentos podem se usados para a fabricação de adubo orgânico. Já o material seco que pode ser reciclado ou reutilizado deve ser encaminhado à coleta seletiva".  

Outros fatores que podem facilitar o recolhimento do lixo, segundo o fiscal de serviços Florentino Martinez, da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda., responsável pela coleta, é depositá-los em sacos resistentes e, no caso de materiais de vidro, em caixas de papelão para evitar acidentes.

Coleta seletiva

Em Araguaína, a coleta seletiva acontece com o apoio da população. Materiais como papéis, plásticos, pilhas, alumínio, ferro e latas, cobres, lixos eletrônicos e vidros deverão ser armazenados separadamente e levados até Posto de Coleta de Resíduos, da Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente (Ameama).

O posto, que tem o apoio da Prefeitura, está localizado na Rua Juliana Pinheiro, nº 52, no Loteamento Céu Azul.  Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (63) 3413-4822ou pelo e-mail ameama@uol.com.br.

Mudança no horário

Martinez aponta que alguns setores tiveram mudanças no horário de recolhimento no início deste ano. “Uma campanha de conscientização, com panfletos e visitas nas casas, informou os novos horários”, frisou o fiscal. A mudança foi necessária para atender todos os setores, já que houve um aumento no número desses.

Abaixo, seguem os bairros e os horários em que houve alterações no recolhimento do lixo. Nos demais bairros, os horários permanecem os mesmos. 

·         Bairros Eldorado, São João, Santa Helena, Martim Jorge, Jorge Yunes, São Miguel, São Miguel, Urbanístico, Entroncamento e Aeroviário e a Rua Érico Veríssimo, do Setor Jardim Filadélfia (Tecnorte): coletas às terças-feiras e quintas-feiras, à noite, e aos sábados, pela manhã.

·         Setor Jardim Filadélfia: coletas às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, pela manhã.

Publicado: Data: 22/08/2013 Autor:Ascom







voltar