.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 19 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Ação Social conclui trabalhos com amostras e apresentações

Publicado: Data: 10/12/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb


As ações do Programa Geração de Renda, que têm o objetivo de capacitar famílias de baixa renda, tiveram festa de encerramento no último dia 8 de dezembro

Por Fernanda de Alcantara

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, encerrou ontem, dia 8, as ações do Programa Geração de Renda. Uma confraternização, realizada na sede da secretaria, contou com apresentações de dança, luta e música de crianças e jovens, além de uma apresentação de coral formado por 75 idosos. O evento ainda contou com a exposição e amostras dos trabalhos feitos pelas mulheres capacitadas em oficinas do programa durante todo o ano.
 
O Programa Geração de Renda é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social e Habitação, as quais trabalham com o objetivo da inclusão social, para que famílias se emancipem financeiramente. A confraternização teve a participação do secretário do Trabalho e Ação Social, José da Guia, da primeira-dama, Nil Dimas, e do secretário da Habitação, Geraldo Silva.
 
“Capacitar famílias de baixa renda em situações vulneráveis é proporcionar a elas redescobrirem um novo prazer de viver, aprender algo novo e principalmente a utilizarem tudo isso para manter uma nova renda”, disse a primeira-dama.
 
 “É uma realização pessoal para mim e profissional também, eu estar num fila de supermercado por exemplo, como aconteceu de fato, e ouvir a caixa do supermercado me dizer que a segunda renda dela vem de um curso do Geração de Renda. É uma felicidade imensa, pois é justamente isso que queremos fazer na ação social, qualificar as pessoas pra que elas consigam caminhar independentes”, ressaltou Nil Dimas.
 
A superintendente da Proteção Social Básica, Valéria Domingues, afirmou que programas como esse capacitam pessoas desde 2013 dentro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de setores como Xixebal, Novo Horizonte, Costa Esmeralda, Barra da Grota, entre outras regiões afastadas. “São regiões distintas em que podemos orientar essas famílias, para que não sejam desviadas para um caminho ruim. Eles precisam acreditar em uma vida melhor. Os cursos e oficinas elevam a autoestima dessas pessoas e elas descobrem novas formas de melhorar de vida”, apontou.
 
O programa capacitou em 2015 cerca de 180 mulheres. Ainda neste ano, mais de 400 crianças e jovens foram beneficiados com aulas de violão, capoeira, balé e karatê. “As mães vão para aula de biscuit e levam as crianças para o karatê, ou seja, é um programa que quer beneficiar e interagir com a união dessas famílias também”, pontuou a superintendente.
 
Centro de Convivência do Idoso
A Secretaria do Trabalho e Ação Social também atende demandas dos idosos com o Centro de Convivência, que fica no setor Couto Magalhães. No centro, o idoso tem acesso a fisioterapia e também a oficinas de biscuit e artesanato com materiais que podem ser reutilizados através da reciclagem.
 
“Os idosos precisam se sentir úteis, eles ainda têm vida. Hoje mesmo 75 idosos irão cantar no nosso encerramento, eles estão muito felizes com essa participação,” finalizou Valéria.  

Publicado: Data: 10/12/2015 Autor:Ascom







voltar