Domingo, 22 De Setembro De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 24ºC | Máxima: 37 ºC

Dimas anuncia parceria com Associação de Mães Mundo Autista de Araguaína

Publicado: Data: 17/06/2016 Autor: Ascom

Prefeitura disponibilizará espaço e ajudará na aquisição de equipamentos para atender às crianças autistas

Por Mara Santos

Durante o encontro sobre autismo, realizado na última sexta-feira, 17, com alunos, pais e educadores, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou uma parceria junto à Associação de Mães Mundo Autista de Araguaína. O evento, realizado pela associação, em parceria com a Secretaria da Educação, Esporte, Cultura e Lazer -  Diretoria de Ensino Especial, aconteceu no miniauditório do ITPAC, e contou com a participação de mães de alunos, professores e auxiliares de alunos com autismo.

O evento foi realizado para fornecer ferramentas para que os profissionais possam otimizar a aprendizagem de alunos com autismo e estimular o vínculo entre escola e família.

A presidente da Associação, Luciana de Souza, falou para o prefeito sobre o projeto de implantação de uma Clínica Escola para atendimento das crianças autistas na cidade. “Me sensibilizei muito com a situação e vamos colocar isso pra funcionar o mais breve possível”, afirmou Dimas.

“Quero fazer o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Luciana, junto com outras pessoas, que fazem a diferença. Através dessa iniciativa a gente estará logo equipando um local que a gente já tem, e logo teremos um espaço mais adequado para implantar um serviço totalmente diferenciado e voltado para amenizar o problema”, destacou o prefeito.

Luciana de Souza falou ainda sobre a importância da parceria junto à Secretaria de Educação. “Todos os profissionais são importantes, mas os pedagogos são fundamentais para a melhoria do desenvolvimento das crianças com autismo e, com a criação da Clínica Escola, a chance dessas crianças que nunca tiveram tratamento é enorme”, ressaltou.

O evento contou com palestras da psicopedagoga Sandra Szekut, que falou sobre a necessidade de estimular a afetividade, socialização, linguagem, educação psicomotora, música, arte e boa alimentação da criança autista, e da fonoaudióloga Cláudia Pacheco, que falou sobre a comunicação da criança autista e a importância do diagnóstico.

A pedagoga Maria Porto trabalha na Escola Municipal José Ferreira Barros, ela conta que há 13 anos atua na Rede Municipal de Ensino e antes enfrentava dificuldades no atendimento a alunos com necessidades especiais.

Ela falou sobre a importância da capacitação. “Tenho um aluno autista e uma aluna deficiente visual que estão em pleno desenvolvimento em todos os aspectos. É importante que o profissional esteja preparado tanto para ajudar no desenvolvimento do aluno quanto para proporcionar um ambiente em que ele seja aceito e respeitado pelos colegas”, pontuou a professora.

Publicado: Data: 17/06/2016 Autor:Ascom