Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC

Alfabetizadores da rede municipal participam de capacitação sobre linguística

Publicado: Data: 15/08/2018 Autor: Ascom

Cerca de 70 profissionais que atuam nas séries iniciais da educação em Araguaína participaram do curso na Universidade Federal do Tocantins

Texto e foto: Abdon Barbosa

Com temática inovadora e voltada para a formação de saberes entre o falar  e o escrever, dentro do contexto sociolinguístico, variação e ensino, os professores alfabetizadores da rede municipal participaram, desde a última terça-feira até hoje, 15, de uma capacitação sobre linguística. Realizada por meio da Secretaria Municipal da Educação, o objetivo da capacitação é construir novas metodologias a serem usadas em sala de aula.

“Tudo que ouvi durante esses dias me fortaleceu ainda mais como professora. Aprendi que tudo que o aluno fala tem uma variação com o que ele escreve, e isso eu preciso identificar e aplicar em minhas aulas. Há uma diferença entre o som da fala e a escrita. Foi fantástico tudo que estudamos durante esses dias”, relatou a professora alfabetizadora Laiane Teixeira.

A formação conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem como mediador o Professor Dr. Dermeval da Hora Oliveira. Segundo ele, escolas e professores precisam dar atenção ao que o aluno fala. O professor acrescenta que a variação linguística é uma realidade a ser trabalhada pelo professor constantemente.

“O que mais importa é o professor poder aplicar esse conhecimento e saber analisar a fala dos alunos,  de tal maneira  que possa transformá-lo dentro do universo da aprendizagem”, afirmou.

Para o secretário da Educação de Araguaína, Jocirley de Oliveira, oportunizar novos conhecimentos e metodologias que venham a acrescentar na atuação dos alfabetizadores fará toda a diferença não apenas na vida escolar dos alunos, mas também no crescimento intelectual dos educadores.

“Todo investimento que a Prefeitura realiza na formação dos educadores é no sentido de que eles possam fazer a diferença na formação de sujeitos críticos e cada vez mais preparados para os desafios do dia a dia”, destacou Oliveira.

Publicado: Data: 15/08/2018 Autor:Ascom