Terça-feira, 18 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 21ºC | Máxima: 31 ºC

Horta terapêutica auxilia na integração de crianças em casa de acolhimento

Publicado: Data: 13/12/2018 Autor: Ascom

O objetivo da atividade é socializar e aumentar a autoestima dos meninos e meninas em vulnerabilidade social

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

Cuidar da horta é a mais nova terapia aplicada às crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, em Araguaína. O objetivo da atividade é socializar e aumentar a autoestima dos meninos e meninas que estavam em vulnerabilidade social. O plantio dos alimentos foi realizado há cerca de 10 dias, em parceria com o curso de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com a psicóloga da casa, Cleide Nascimento Silva, o trabalho é importante para dar uma vivencia familiar ao local. “A maioria dos jovens quando chega à casa acaba ficando isolado, depressivo. Então, aplicamos essas atividades terapêuticas em grupo para que se sintam incluídos. É um momento de convivência”, explica.

O local tem produção de várias hortifrútis, como tomate, rúcula, alface, cebolinha, cenoura e tomate. As paredes próximas à horta foram decoradas com paletes, que receberam pinturas elaboradas pelos acolhidos. Os objetos também servirão de suporte para uma futura horta vertical.

Novos ares
Pela necessidade de atenção diária, a horta incentiva uma responsabilidade que a estudante L.S., 15 anos, disse gostar. “Eu venho aqui todos os dias. É tão bom cuidar de algo. Acho diferente das outras atividades que temos, porque a horta tem vida”, destacou.

A também acolhida e estudante J.S., 14 anos, entende ainda que o local prepara para vivências futuras. “Eu gosto das atividades de dança e pintura, mas o que aprendemos com a horta é bom para, no futuro, saber fazer em nossa casa”, planeja.

Mais espaços
A casa também recebeu neste mês uma biblioteca com mais de mil livros, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Araguaína e Centro Universitário Unitpac. São livros selecionados para crianças e adolescentes de várias idades e contribuem com o aprendizado e imaginação.

Para manter as estantes com obras atualizadas, a casa conta com doações, que podem ser feitas durante todo o ano pelos telefones (63) 98453 5795, 99237 2543 e 99943 3132.

Acolhimento
Com sede própria desde julho, a Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório abriga atualmente 26 meninas e 14 meninos, entre zero e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Mantida pela Prefeitura de Araguaína, a casa foi pensada no conforto e bem-estar das crianças que passarem pela unidade, que fica próximo à Via Lago.

Muitas dessas crianças e adolescentes estavam expostas às drogas, ao abandono pelos pais biológicos ou responsáveis, maus tratos, violência doméstica, abuso físico e sexual, negligência, dentre outros fatores que as colocavam em risco de morte.

Publicado: Data: 13/12/2018 Autor:Ascom