.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 20 De Novembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 31 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína contará com Guarda Municipal a partir de 2020

Publicado: Data: 04/11/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Projeto de implantação da instituição, executado a partir de emenda do deputado federal Tiago Dimas, foi encaminhado à Câmara nesta segunda-feira, 4

Por Mara Santos | Fotos: Marcos Sandes/Ascom


O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, apresentou durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira, 4, o projeto de implantação da Guarda Municipal (GM) de Araguaína, com execução prevista já para 2020. Na sequência, o Projeto de Lei que trata da criação das 40 vagas para a guarda, bem como das demais previstas para o Quadro Geral do Município, foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Aldair da Costa (Gipão), para votação nos próximos dias.

Executado com recurso na ordem de R$ 17,5 milhões, destinados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de emenda do deputado federal Tiago Dimas, o projeto contempla a construção da nova sede da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), no antigo Tiro de Guerra, onde ficarão também a GM, Centro de Controle Operacional  e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além disso, o recurso viabilizará a aquisição de equipamentos necessários para sua implantação, como viaturas, armamento e coletes.

Araguaína Conectada
Parte do montante será destinada à implantação do sistema de videomonitoramento municipal, integrante do Projeto Araguaína Conectada, que contará com a instalação de câmeras em 83 pontos estratégicos da cidade, selecionados juntamente com as polícias Civil e Militar.

“Não daria para iniciar um trabalho sem a inteligência adequada. Então, a implantação do sistema de videomonitoramento relacionado a um Centro de Controle Operacional, onde todos juntos possam desenvolver suas atividades com maior celeridade para que a gente tenha de fato uma cidade mais segura”, ressaltou Ronaldo Dimas.

Transformação na segurança
Presentes na coletiva, os representantes da PM, PC, PRF e Corpo de Bombeiros receberam com otimismo a implantação do reforço. “Toda força que vem para somar é benquista. Quando mais repressão, menos atividade criminosa na cidade. O videomonitoramento é uma possibilidade a mais como instrumento de investigação. Vimos o trânsito de Araguaína ser transformado com a implantação da ASTT e veremos agora uma transformação na segurança”, pontuou o delegado regional da Polícia Civil, Fernando Rizério Jayme.

“No próximo dia 12, estarei junto ao prefeito e aos demais envolvidos no projeto, como o presidente da ASTT, Fábio Astolfi, o secretário municipal do Planejamento, Frederico Prado, e do Instituto de Tecnologia, Gideon Soares, em reunião com o ministro Sérgio Moro para tratar da execução”, informou Tiago Dimas.

Na sede, haverá uma central de rádio com comunicação digital que poderá ser compartilhada com as demais forças de segurança, por meio de uma única central de atendimento, que poderá direcionar adequadamente a ocorrência.

“Será importante não só para o nosso município, mas para toda a região. Temos uma população flutuante que está aqui diariamente e precisa ter mais segurança. A meu ver isso vai desafogar um pouco do serviço da PM, onde hoje tudo recai, como demandas de trânsito e outras questões que poderiam estar sendo resolvidas com o apoio”, finalizou o deputado.


O prefeito assinou o projeto de lei que foi entregue à Câmara, para votação nos próximos dias


Dimas explicou que o projeto contempla ainda a construção da nova sede da ASTT, no antigo Tiro de Guerra, onde ficarão também a GM, Centro de Controle Operacional  e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Publicado: Data: 04/11/2019 Autor:Ascom







voltar