Quinta-feira, 09 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeitura finaliza licitação para construção do Centro de Especialidades em Reabilitação

Publicado: Data: 25/09/2015 Autor: Ascom

Valor do investimento será em torno de R$ 5 milhões e unidade vai atender uma média de 100 pacientes por dia

Por Joselita Matos

A Prefeitura de Araguaína finalizou a licitação para a contração da empresa que vai construir o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) do Município. A empresa ganhadora do certame foi Sivana Engenharia Ltda, sediada em Palmas. O valor total do contrato é de R$ 4.998.501,66. Os recursos para a construção da unidade foram viabilizados pela então senadora Kátia Abreu.

O CER vai atender pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual e terá a capacidade para atender 100 pacientes por dia. A área para construir a unidade é de dois mil metros quadrados e fica no loteamento Cidade Nova. Este centro está substituindo o projeto do Centro de Reabilitação e Readaptação (CRER).

Em Araguaína, de acordo com dados do IBGE, 24% da população possui algum tipo de deficiência. O município araguainense é responsável pela Região de Saúde Médio Norte, composto por 17 cidades, e o Centro vai atender esta região.

Estrutura e funcionamento

O Centro de Reabilitação vai integrar a Rede Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, sendo regulado conforme diretrizes da política nacional de saúde. O fluxo do atendimento será por agendamento, encaminhado pelos municípios de origem e pela UBS locais, e regulado pela central reguladora.

A unidade terá 32 consultórios para diversos tipos de atendimentos, entres eles de ortopedia, neurologia, oftalmológico; 23 salas de atendimento individualizado e outros tipos de serviços; além de laboratório de prótese ocular, box de terapias (eletroterapia), ginásio, fraldário adulto e infantil; copa/refeitório.

Outro componente em sua estrutura será a oficina ortopédica, onde serão produzidas as próteses necessárias para o tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem a previsão de atender em média 20 pacientes por dia.

Empresa

A Sivana Engenharia Ltda. tem 37 anos e realizou vários empreendimentos em todo o Tocantins. Dentre as obras já realizadas pela empresa está a implantação de dois trechos de rodovias estaduais: a TO-375, que liga Dianópolis a região da garganta; e a TO-458, ligando Porto Nacional a Ipueiras. Também construiu duas PCH’s em Dianópolis – Pequena Central Hidrelétrica Água Limpa e da Areia. Em Palmas, construiu a Casa de Prisão Provisória (CPPP).

Publicado: Data: 25/09/2015 Autor:Ascom