Quinta-feira, 09 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Comércio recebe ações da Campanha Outubro Rosa em Araguaína

Publicado: Data: 16/10/2015 Autor: Ascom

Acadêmicas do curso de medicina (Itpac) panfletaram e orientaram mulheres sobre os riscos do câncer de mama na Avenida Cônego João Lima

Seguindo a programação da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Aciara), promoveu visitas ao comércio de Araguaína na manhã desta quinta-feira, 15. A finalidade é conscientizar as mulheres sobre o risco do câncer de mama. Foram entregues panfletos às lojistas e feitas explicações sobre o autoexame preventivo em lojas da Avenida Cônego João Lima.

Geovana Ferreira, acadêmica de medicina, destacou a importância que a prevenção tem para a mulher. “A gente tem acesso à UBS e pode fazer um teste preventivo, porque como se diz, prevenir é melhor do que tratar”, disse a estudante, acrescentando que as pessoas estão em horário comercial podendo sair um pouquinho do seu trabalho para ter informações.

A vendedora Caroline Daguia comentou sobre a importância da prevenção. “Aprendi que a pessoa tem que ir lá se cuidar, tem muitas pessoas que falam que não, que é bobagem, que não tem nada, mas a pessoa tem uma doença e não sabe, então achei boa a atitude de vocês, que é bom que a gente vai lá e faz o teste”.

Programação

A programação do Outubro Rosa começou no dia 9 com o “Dia Rosa” na UBS Araguaína Sul e UBS Barros. Dia 13 teve visita ao comércio da Av. Cônego João de Sousa Lima e o “Dia Rosa” na UBS Avany Galdino da Silva (Setor Araguaína Sul). Dia 14 com mais visitas ao comércio da Av. Cônego João de Sousa Lima e “Dia Rosa” na UBS Bairro de Fátima e UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba).

Nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, continuam as visitas aos comércios da Avenida Cônego João Lima. Terá também uma ação extra, o “Dia Rosa”, na UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, Rua A esquina com a Rua L, na Vila Aliança; e na UBS Dr. Dantas, no Residencial Costa Esmeralda.

No sábado (17), em parceria com a Aciara, está programada a Vitrine Rosa, as lojas parceiras do Movimento vão enfeitar as vitrines com o tema.

Sobre o câncer de mama

A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

Confira a programação na íntegra:

Programação

Dia 16 – sexta-feira
8h – Visitas no comércio, Av. Cônego João Lima;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, Rua A esq. c/ Rua L, Vila Aliança; e UBS Dr. Dantas, Residencial Costa Esmeralda.

Dia 17 – sábado
8h – Vitrine Rosa: lojas com o tema Outubro Rosa.

Dia 19 – segunda-feira
Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, Rua dos Macucos, St. Maracanã.

Dia 21 – quarta-feira
8h – Palestra “Educação em Saúde”, Secretaria da Educação;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS José de Sousa Rezende, Rua São João Batista, Lt. 02, Qd. 01 D, St. Alto Bonito; e UBS José Ronaldo Pereira da Costa, Rua 09, Qd 01, Lt 01, St. Dom Orione.

Dia 23 – sexta-feira
Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Manoel dos Reis Lima, Rua das Hortências, nº 46, St. Jardim das Flores;

8h – Centro de Convivência do Idoso Forró Rosa.

Dia 26 – segunda-feira
Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Nova Araguaína, Rua 19, s/nº.

Dia 27 – terça-feira
Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Novo Horizonte, Av. Araguaia, s/nº próx. ao Colégio Est. Manoel Gomes.

Dia 28 – quarta-feira
8h – palestra “Educação em Saúde”, Secretaria do Trabalho e Ação Social;

Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Palmeiras do Norte, Rua das Camélias, nº 1055; e UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Rua 07, nº 07, St. José Ferreira.

Dia 30 – sexta-feira
Ação extra: Dia “Rosa”, UBS Ponte, Rua Joaquim Caboclo, s/nº;  e  UBS Couto Magalhães, Av. Perimetral, s/nº, St. Couto Magalhães.

Publicado: Data: 16/10/2015 Autor:Ascom