Terça-feira, 07 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Motociclistas recebem capacitação sobre saúde e legislação

Publicado: Data: 25/11/2015 Autor: Ascom

O curso começa nesta sexta-feira, 27, das 19 às 22 horas e seguem até sábado, 28, no auditório da Prefeitura, no Centro

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação Permanente (NEP/SEMUS), realiza qualificação em saúde e legislação para mototaxistas, entregadores de gás e integrantes de clubes de motos de Araguaína. A capacitação, que tem com o tema “De bem com o trânsito, de bem com a vida”, começa nesta sexta-feira, 27, das 19 às 22 horas e segue até sábado, 28, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Auditório Professor Jauro Studart Gurgel, na Prefeitura, à Rua 25 de Dezembro, no Centro.

De acordo com o NEP, o público-alvo do evento são cerca de 50 profissionais. O curso tem como principal objetivo qualificar os motociclistas da cidade em procedimentos de primeiros socorros em casos de acidentes em situações de urgência e emergência; higienização no cotidiano do trabalho; funcionamento e competências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; legislação de trânsito vigente; modificações nas ruas de Araguaína; atuação da fiscalização; e importância da segurança no trânsito.

Certificação

Todos os participantes da capacitação, no final do curso, recebem certificado, além de brindes e adesivos para colarem no capacete e um patch bordado para costurarem nos coletes e/ou uniformes.

Para o secretário da Saúde do Município, Jean Coutinho, a ação vem ao encontro das necessidades que os profissionais da área enfrentam no dia a dia. “Sabemos que, às vezes, esses profissionais presenciam acidentes no trânsito e com essas orientações será mais fácil saber o que fazer nesses casos”, completou.

Acidentes

Segundo o IBGE, em pesquisa realizada em 2010 em parceria com Denatran, Araguaína destacou-se em segundo lugar no ranking de cidades com maior número de motocicletas. De acordo com a pesquisa, Araguaína apresentava um número de 25,8 motos a cada 100 habitantes.

Em consequência disso, o número de acidentes envolvendo esses veículos passaram a ocorrer com mais frequência. Neste ano de 2015, foram registrados pelo SAMU até outubro 939 acidentes envolvendo motociclistas.

Parceiros

A ação do NEP conta com a colaboração do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Superintendência de Atenção Básica (SUPAB), Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Falcões de Aço Moto Clube e a parceria do Laboratório BioVida, Tupy Gás e Revemar Motocenter.

Serviço

O quê? Ação “De bem com o trânsito de bem com a vida” – Qualificação em saúde e legislação;

Onde? Auditório Professor Jauro Studart Gurgel, da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, Centro;

Quando? Sexta-feira, das 19 às 22 horas e sábado, 28, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Publicado: Data: 25/11/2015 Autor:Ascom