.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 06 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Órgãos públicos de Araguaína são vistoriados por agentes da Prefeitura

Publicado: Data: 11/03/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

 A ação de combate ao Aedes acontece durante todo o dia, em órgãos municipais, estaduais e federais 

 Por: Gláucia Mendes 

Os agentes de combate a endemias (ACE), da Prefeitura de Araguaína, atentos aos detalhes, não mediram esforços para olhar tudo, vasos de plantas, copos descartáveis e até calhas d’água, a procura de larvas do Aedes aegypti. Esta é mais uma das ações de combate, que está acontecendo durante todo o dia, em órgãos municipais, estaduais e federais e faz parte da campanha nacional de mobilização contra o mosquito.

De acordo com o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Eduardo de Freitas, os ACS que já realizam um trabalho de rotina irão intensificar a vistoria em prédios públicos. “Se encontrados focos, serão imediatamente eliminados. Além disso, os agentes irão orientar os funcionários dos órgãos para ajudar no combate, não deixando acumular água parada em recipientes.

A ação em órgãos públicos é nacional e foram escolhidos 223 municípios prioritários. No Tocantins, as cidades escolhidas foram Araguaína, Porto Nacional e Palmas. 

Prédios públicos

Os agentes em dupla estiveram em vários órgãos, entre eles a Escola Estadual Modelo. O diretor da escola, Sandro Sousa Oliveira, disse que a ação é muito importante. “Estamos abraçando esta causa. As orientações para pais, alunos e colaboradores será o ano todo, vamos inserir no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola ações de combate como forma de conscientizar e incentivar todos, dentro e fora da sala de aula”, informou.

Uma palestra sobre a ação foi realizada por técnicos do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) na Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com o gerente geral em exercício, da CEF em Araguaína, Alexandre Rodrigues, em todo o Brasil 222 bancos irão receber o mutirão de limpeza em combate ao Aedes. Aproximadamente 97 mil colaboradores já foram capacitados. 

“Em parceria com as secretarias de saúde dos municípios, eles participam de palestras sobre cuidados para não acumular água e sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, dengue, febre chikungunya e Zika vírus”, explicou. 

O gerente completou que, nos extratos bancários, vão ser inseridas mensagem de conscientização para a população. 

Polícia Federal e outros órgãos da cidade também participaram da campanha. Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vistorias serão intensificadas em todos os prédios.   

Mais ações

Várias outras ações estão sendo realizadas no Município para o combate ao Aedes. Além de vistorias em órgãos públicos, estão sendo realizadas borrifação com bombas em pontos estratégicos, armadilhas para capturar os mosquitos estão sendo distribuídas para a comunidade e os carros ‘fumacê’, também estiveram em Araguaína no mês de janeiro, passando pelos bairros mais vulneráveis.

Equipes do CCZ do município através da Vigilância em Saúde estão realizando palestras em escolas municipais, estaduais e outros órgãos do município. Além disso, o trabalho de rotina está sendo intensificado nos setores, com a força-tarefa dos agentes de combate a endemias com os agentes comunitários de saúde. 

Publicado: Data: 11/03/2016 Autor:Ascom







voltar