.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Ação de combate ao Aedes Aegypti contará com Exército Brasileiro em Araguaína

Publicado: Data: 06/04/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Na próxima semana, em Araguaína, um total de 40 homens vão estar atuando nos bairros da cidade
 
 
Por: Fernanda de Alcantara e Gláucia Mendes
Crédito Fotos: Marcos Filho/Ascom
Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de abril, haverá uma ação durante todo dia em combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias (ACE) terão o reforço de 40 homens do Exército Brasileiro -  Batalhão da Infantaria 50 Bis de Imperatriz (MA). A ação foi confirmada durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 6, no gabinete do prefeito Ronaldo Dimas, com a presença do capitão do Exército Augusto César e do secretário da Saúde, Jean Coutinho.
 
Na reunião foram discutidas as estratégias que serão adotadas na ação do combate ao mosquito na cidade. O prefeito Ronaldo Dimas destacou a importância da parceria com o Exército. “Nos últimos três anos, a cidade já teve avanços, com o trabalho de combate com o trabalho de georreferenciamento, por exemplo, onde mapeamos os terremos baldios. Agora, vamos fazer uma varredura pela cidade com o apoio dos homens do Exército", pontuou Dimas.
 
Antes da ação nos bairros, haverá uma concentração com um café da manhã no Ginásio do Bairro São João.  “Vamos vistoriar as casas, distribuir panfletos e conscientizar a população do combate. Veremos qual é a melhor estratégia para obtermos melhores resultados”, disse o secretário Jean Coutinho.
 
Dados
A população do Município já vem sendo alertada pelos riscos da procriação do mosquito, através da Campanha “Araguaína contra a Dengue – Compromisso de Todos”, desde o ano passado. Em 2015, foram localizados e eliminados 42.375 focos positivos para Aedes no município, de acordo com os dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
 
Para o combate, em 2016, as equipes de agentes de controle de endemias intensificaram o controle e acompanhamento nas casas, onde 73% dos focos de infestação foram encontrados.
 
Campanhas
As ações de combate ao Aedes no Município contam com equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância em Saúde de Araguaína. As equipes continuam realizando atividades de educação em saúde nas escolas municipais, estaduais e outros órgãos parceiros, com apresentação de temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches.
 
Além de palestras, o Município prossegue com a confecção de armadilhas, em parceria com a Comunidade Terapêutica Vida Nova, com distribuição para as famílias. Também está sendo feita borrifação com bombas especialmente em pontos estratégicos, onde foram encontrados mais focos de infestação do mosquito.
 
O trabalho de rotina foi intensificado nos setores com a força-tarefa dos agentes de combate a endemias e com os agentes comunitários de saúde.

Publicado: Data: 06/04/2016 Autor:Ascom







voltar