Sexta-feira, 03 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Projeto SAMU nas Escolas é implantado em Araguaína

Publicado: Data: 18/05/2016 Autor: Ascom

O objetivo é reduzir o número de trotes na unidade. O projeto envolverá mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Por: Gláucia Mendes

O Projeto SAMU nas Escolas foi lançado na manhã de hoje, 18, em Araguaína. Participaram do evento diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, profissionais de saúde e autoridades locais. O objetivo principal do projeto é contribuir para a diminuição do índice de trotes na unidade.

Ainda durante a manhã, os participantes tiveram treinamento sobre primeiros-socorros e palestras com vários temas, entre eles desmaio e parada-cardiorrespiratória.

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, já houve treinamento de primeiros-socorros para mototaxistas e agora a comunidade escolar irá receber. “Além dos treinamentos, o trabalho de conscientização é muito importante visto que os trotes além de atrasar os atendimentos de pessoas que realmente precisam, traz custos como com o deslocamento de equipes, por exemplo”, disse.

O diretor do SAMU, Luiz Flávio Quinta Júnior, ressaltou o trabalho do órgão. “Nossas equipes, além de fazer o pré-hospitalar e urgência e emergência, levam também o trabalho de educação, através do Núcleo de Educação em Urgência, onde trabalhamos projeto como este, de conscientização”, frisou.

O secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira, disse que a parceria é de suma importância para que o projeto chegue a toda a comunidade escolar. “São mais de 12 mil crianças de sete a 12 anos que serão atendidas em 35 escolas com o projeto. Os estudantes vão ser os multiplicadores, levando para as famílias o que aprenderam em sala de aula”, completou Oliveira.

A diretora da Escola Municipal Vereador Raimundo Falcão Coelho contou que somente na unidade são 310 alunos. “Estamos felizes de termos essa oportunidade de aprendizado. Os estudantes com certeza vão gostar e participar de todas as atividades”, pontuou.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo.

Projeto
O Projeto SAMU nas Escolas segue as orientações do Ministério da Saúde. Em Araguaína, o projeto foi implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde - Núcleo de Educação em Urgências do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Conhecido como Samuzinho, a implantação do projeto foi necessária devido ao aumento do número de ligações com trotes. Com uma nova roupagem, através de palestras e treinamentos na escolas para alunos, o objetivo é conscientizar aproximadamente 100 mil pessoas com a ajuda de coordenadores, professores, diretores e alunos.

Trotes
Em 2015, o SAMU de Araguaína realizou 9.955 atendimentos, desses 2.484 foram trotes. Este ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março e abril foram realizados 2.441 atendimentos, com 950 trotes, o que corresponde a 38,9%.

Publicado: Data: 18/05/2016 Autor:Ascom