.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Dimas fala sobre implantação do 0800 da Saúde para agendamento de consultas

Publicado: Data: 24/05/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

RELEASE 0324/2016
Fernanda de Alcantara
Fotos/Crédito: Marcos Filho/Ascom

 

Dimas fala sobre implantação do 0800 da Saúde para agendamento de consultas
O sistema atenderá cerca de 15 mil consultas por mês. A população deve fazer o recadastramento nas unidades básicas de saúde

Durante o Programa de Rádio “Fala, Prefeito!”, veiculado nesta segunda-feira, 23, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou sobre o 0800 da Saúde de agendamento de consultas por telefone. Em breve, será possível agendar consultas de forma rápida e eficiente. Aproximadamente, 15 mil consultas por mês serão disponibilizadas nesse novo sistema.

Dimas ressaltou a importância do cadastramento dos moradores nas unidades básicas de saúde, próximo a suas casas. “Em breve lançaremos o programa de agendamento de consultas por telefone, o 0800. No dia 20 de junho, a gente já vai iniciar o agendamento”, explicou Dimas.

Cadastramento
A população deverá fazer o cadastramento na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa, levando o CPF, a carteira de identidade, o título de eleitor que comprove residência em Araguaína, o comprovante de residência e o cartão SUS. Caso o paciente seja uma criança, a mãe deve levar a certidão de nascimento.

“A gente quer que as consultas sejam marcadas pelo telefone, mas se você tiver alguma dificuldade, pode ir a UBS que lá o atendente vai ajudá-lo nessa marcação de consulta. A central é única de marcação de consultas. Nós vamos fazer o agendamento principalmente com os médicos das unidades básicas. São os clínicos gerais. Então, algumas questões mais simples, serão agendadas com os enfermeiros-padrão”, esclarece Dimas.

Ainda de acordo com o prefeito, consultas com especialistas só serão agendadas através da própria regulação. “Você precisa ter o encaminhamento do clínico geral, para depois ter o atendimento especializado. Se você teve um imprevisto e sabe que não vai poder ir aquele dia, ligue e desmarque imediatamente pra abrir aquela vaga pra outra pessoa ser atendida”, atentou o prefeito.

Mudanças
Dimas lembrou como a estrutura da rede básica era complicada e quase inexistente no início do mandato. “Desde a construção, até reformas de unidades básicas de saúde, os novos postinhos, informatização desses postinhos e organização, até o treinamento das pessoas, foi um processo que durou os três anos de mandato praticamente”, recordou.

Além de construções, reformas, equipar e contratar um soft adequado para toda a informatização das unidades, o prefeito diz que não foram repaginadas apenas as estruturas físicas, mas também a estrutura humana. “Quando a gente iniciou, o número de médicos pra atender a nossa população era treze, quatorze médicos. Hoje nós temos mais de 40 médicos atendendo a população. Nós teremos, aproximadamente, 15 mil consultas/mês disponibilizadas nesse novo sistema”, finalizou o prefeito.    

Participação
O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade. 

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no [email protected]. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

 

 

Publicado: Data: 24/05/2016 Autor:Ascom







voltar