Segunda-feira, 08 De Março De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 30 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Araguainenses contam com transporte coletivo complementar na cidade

Publicado: Data: 20/06/2016 Autor: Ascom

Desde domingo, os 20 veículos estão atendendo a comunidade em sete linhas permanentes e mais duas temporárias

Por Joselita Matos

A estudante Daniela Xavier Ribeiro é uma das pessoas que aguardava ansiosa pelo ônibus no Terminal das Bandeiras nesta segunda-feira, 20, em Araguaína. “Moro nos Barros, tô indo pra lá. Tava no Nova Araguaína, e tô indo pros Barros. Na hora que saí de casa, o coletivo já tinha passado. Tô achando muito bom”, comentou a estudante.

A Prefeitura de Araguaína deu início neste domingo, 19, ao transporte complementar de forma emergencial na cidade. Por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), a empresa Viação Passaredo foi contratada para prestar o serviço no transporte coletivo urbano no prazo de seis meses.

Foram colocados nas ruas 20 veículos que vão atender a cidade, com possibilidade de aumentar a frota para 30, se houver demanda, depois do primeiro mês de funcionamento. Os veículos vão atender sete linhas fixas e mais duas temporárias, passando nos bairros, atendendo a demanda dos usuários do transporte coletivo.

Outra usuária é a estudante Deusilene Florinda de Jesus Moraes, que também aguardava o ônibus que faz a linha para o Setor Cimba. Deusilene mora no Setor Novo Horizonte e estava indo para a faculdade. “Pego quatro ônibus, moro lá em Novo Horizonte, e espero que tudo transcorra bem”, disse.

Veículos

Os veículos têm a capacidade para 38 pessoas sentadas e pelo menos 30 em pé. Toda a frota é de veículos seminovos, com GPS, câmeras de segurança em cada um deles e sistema de bilhetagem eletrônica.

Cartão

Os usuários podem usar normalmente o Cartão BEM – Bilhete Eletrônico Municipal; os créditos ainda disponíveis no cartão poderão ser utilizados normalmente nos novos ônibus. No Terminal das Bandeiras, haverá um ponto de atendimento para a comunidade.

A Viação Passaredo disponibilizou dois fiscais da empresa no Terminal das Bandeiras informando e orientando os usuários sobre as dúvidas relativas ao uso do cartão e as rotas das linhas.

Tarifa

O valor da tarifa será de R$ 3 para usuário do bilhete eletrônico; de R$ 3,25 em dinheiro e vale-transporte; e de R$ 1,62 para estudantes. O valor da tarifa em Araguaína era o mais baixo cobrado em cidades de médio porte do Estado, como Gurupi, e na capital Palmas, por exemplo.

Idosos acima de 65 anos e pacientes em tratamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que possuem o bilhete eletrônico são isentos da tarifa.

Publicado: Data: 20/06/2016 Autor:Ascom