Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Município realiza novo procedimento de saúde nas UBS

Publicado: Data: 14/02/2017 Autor: Ascom

Pessoas que utilizam sondas são encaminhadas para cinco unidades de saúde, em setores diferentes, que fazem atendimento diferenciado e tornam o atendimento mais abrangente e mais perto do paciente

Por Joselita Matos

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, vem realizando novo procedimento de saúde nas unidades básicas de saúde: a troca de sondas em pessoas que utilizam este tipo de material. Antes realizado apenas no Ambulatório Municipal, desde o final de 2016, o atendimento é feito em cinco unidades básicas de saúde de referência, em setores diferentes, tornando o acesso ao serviço mais abrangente e mais perto do paciente.

A sonda vesical é a introdução de uma sonda até a bexiga a fim de retirar a urina. Este tipo de procedimento é indicado quando o paciente está impossibilitado de urinar; colher urina asséptica para exames; preparo pré-parto, pré-operatório e exames pélvicos (quando indicados); incontinência urinária.

A secretaria explica que este procedimento é feito somente para pacientes de Araguaína; aqueles que são de outras cidades deverão procurar seus respectivos municípios para realizar o procedimento.

Orientações

A pessoa que precisar realizar esse procedimento pela primeira vez deverá procurar a UBS mais próxima de sua casa. Na unidade de saúde, serão feitos o cadastro e o encaminhamento preenchido pelo enfermeiro para uma das UBS de referência.

O paciente levará o encaminhamento em mãos para a UBS indicada, onde será agendado o dia e horário para a realização do procedimento. Após a primeira troca, o paciente já sai da UBS com a próxima troca agendada.

Unidades de referência

A UBS Manoel dos Reis Lima, localizada no Setor Jardim das Flores, é referência para a UBS José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito.

Já a UBS Manoel Maria Dias de Brito, no Setor Cimba, é referência para o atendimento da troca de sonda para os usuários das unidades de saúde do Setor Barros, Costa Esmeralda e do Setor Maracanã.

Outra unidade de referência para este tipo de atendimento é a UBS Avany Galdino, no Bairro São João, que recebe das unidades de saúde da Vila Aliança e do Setor Araguaína Sul.

A UBS Albeny Soares de Paula, do Setor Couto Magalhães, é outra unidade referência para as dos setores Couto Magalhães, Dom Orione e José Ferreira.

Por fim, a UBS do Bairro de Fátima atende os pacientes encaminhados das unidades de saúde do povoado Ponte, Novo Horizonte, JK, Nova Araguaína e Palmeiras do Norte.

Endereços das UBS

UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;

UBS Avany Galdino da Silva – Rua Gonçalves Ledo, Bairro São João;

UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores;

UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba.

Publicado: Data: 14/02/2017 Autor:Ascom