Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Pacientes do CAPS AD em Araguaína participam de oficinas terapêuticas

Publicado: Data: 24/03/2017 Autor: Ascom

As oficinas são realizadas todos os dias úteis da semana, sendo espaços de orientação profissional, de relaxamento e yoga, oficinas pedagógicas de arte culinária promovendo a integração social das pessoas

Por Gláucia Mendes

Pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS/AD) de Araguaína participam de várias atividades ao longo da semana, como oficinas terapêuticas, orientação pedagógica, psicoterapia, entre outras. O objetivo principal é impulsionar um processo educativo, desenvolvendo trabalhos que possibilitam aos pacientes a integração social, visto que, são excluídos do mercado de trabalho.

As oficinas possibilitam reflexão sobre possíveis formas de reinserção em espaços da sociedade. As atividades são realizadas durante a semana, sendo ofertadas seis oficinas com temas diversificados.

“São espaços de reflexões e informações diversas. As oficinas são muito importantes também para que todos se socializem e não fiquem com o tempo ocioso”, explicou o coordenador do CAPS/AD, Klaubher Feitosa.

Oficinas

Na oficina das mulheres, as pacientes têm palestras sobre seus papeis sociais direitos e deveres, sexualidade, planejamento familiar, autoestima e família.

A de orientação profissional e pedagógica tem como principal objetivo inserção social, com a realização de cursos de informática em parceria com instituições de ensino, orientações pedagógicas em várias áreas, como por exemplo, matemática e português.

Já a de relaxamento e yoga, os pacientes participam de atividades que enfatizam a percepção corporal. As técnicas também funcionam como um meio preventivo e revigorante, sobre saúde física, metal e emocional do paciente.

Na oficina de arte e culinária desenvolvem a criatividade e domínio de técnicas. Na de jornal, os pacientes têm a oportunidade de aprimorar os meios de informação e expressão. Outra importante é a de atividades físicas onde podem ter mais qualidade de vida.

CAPS/AD

Em 2016, O CAPS/AD de Araguaína atendeu, pela primeira vez, mais de 200 pacientes, realizando mais de seis mil atendimentos, como palestras, oficinas e outras atividades.

Já nesse ano, nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, foram atendidos 1390 pacientes. Ações como as oficinas terapêuticas, promove a integração do dependente químico e possibilita a inserção familiar e social.

Segundas-feiras: Atividades terapêuticas, 10h às 11h; Psicoterapia, 14h às 15h;

Terças-feiras: Oficina pedagógica 10h às 11h; atividade terapêutica, 14h às 15h;

Quartas-feiras: Orientação pedagógica, 10h às 11h; atividade terapêutica 14h às 15h;

Quintas-feiras: Introdução à técnica de informática, 10h às 11h; orientação profissional, 14h às 15h;

Sextas-feiras: Oficina pedagógica, 10h às 11h; Oficina pedagógica 14h às 15h;

Sábados: Práticas esportivas, 9h às 10h; estudo bíblico, 14h às 15h;

Domingos: Oficina lúdica de yoga, 9h às 10h.

Publicado: Data: 24/03/2017 Autor:Ascom