Sábado, 04 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Araguaína recebe coordenador de combate a hanseníase em oito países

Publicado: Data: 28/03/2017 Autor: Ascom

Araguaína recebe coordenador de combate a hanseníase em oito países
Em 2016, o Município ganhou em 1º lugar na II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica, com esse resultado
atraiu a atenção de Peter Steinmann

Por:Fernanda de Alcantara

Durante visita realizada nesta segunda-feira, 28, o coordenador de combate à hanseníase em oito países, Peter Steinmann, da Universidade de Basen, na Suíça, e a professora e pesquisadora Eliane Ignotti, se impressionaram com o trabalho desenvolvido em Araguaína na luta contra a Hanseníase, que é destaque nacional no combate a esta doença.

O coordenador do combate de hanseníase, da Universidade de Balsen, destacada por pesquisas em medicina tropical, Peter Steinman, durante a visita, comparou sua experiência fora do país com o Brasil. “A capacidade de lidar com a hanseníase aqui é bem melhor e sem tanto estigmas e preconceitos como é lá fora, percebi uma aproximação melhor das equipes de saúde com as pessoas que recebem o diagnóstico”, disse Peter, com a tradução do intérprete e coordenador da Atenção Básica, Lucas Moreira, após acompanhamento de um caso específico de hanseníase.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Francisco Barbosa de Brito, na Vila Aliança, o encontro dos visitantes com o prefeito Ronaldo Dimas, impressionou a professora e pesquisadora Eliane Ignotti, que trabalha há mais de 20 anos na área da saúde e é pesquisadora de projetos, como o Pep Hans, desde 2015.

Entusiasmada, ela conta como a infraestrutura das UBS e métodos dos enfermeiros, podem impactar diretamente em resultados. “Araguaína foi escolhida para continuarmos a somar com esse projeto, porque é um município endêmico organizado. É um local que é possível testar novas intervenções, e ver como métodos novos podem funcionar na rotina dos serviços de saúde”, explica.

O prefeito Ronaldo Dimas, comentou que mais projetos na área de saneamento básico e ambiental, ajudam na área da saúde e que serão implementados para sanar ainda mais números de problemas por infectologias. “Estou indo hoje mesmo para Brasília discutir um projeto de saneamento ambiental”, conta.

Dimas relembra ainda que toda a estruturação na infraestrutura das unidades básicas, nos últimos anos de gestão, além da capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da saúde, junto ao desenvolvimento da cidade, são pontos significativos que ajudaram a aperfeiçoar e melhorar números de combate como esses.

Durante a visita em Araguaína, foi realizada uma reunião com médicos e enfermeiros da Vigilância Epidemiológica, o secretário de Saúde, Jean Coutinho, o coordenador da Atenção Básica, Lucas Moreira. Neste encontro, foi apresentada aos visitantes, o projeto “A Implantação, Implementação de Ações Contingenciais de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase”, o qual foi vencedor no ano de 2016, na II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica.

Publicado: Data: 28/03/2017 Autor:Ascom