Quinta-feira, 09 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Prefeitura inicia programação do Novembro Azul em Araguaína

Publicado: Data: 01/11/2017 Autor: Ascom

Na abertura da campanha no Município, homens participaram de palestras, ginástica laboral e café da manhã na Secretaria da Saúde. A programação continua durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde

Por: Gláucia Mendes/Foto: Marcos Filho/Ascom

No mês de novembro, em todo o mundo, são realizadas ações de combate ao câncer de próstata, na Campanha Novembro Azul. Em Araguaína, a Prefeitura de Araguaína iniciou a programação na manhã desta quarta-feira 1º. Na abertura, na sede da Secretaria da Saúde, homens participaram de palestras, ginástica laboral e de um café da manhã.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica Lucas Moreira, durante o mês, em todas as unidades básicas de saúde (UBS), homens terão atendimento especial com a realização de exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). “Os homens podem também realizar outros exames, aliás é um período para todos se conscientizarem que o cuidado com a saúde é o ano inteiro”, disse.

Quem sabe da importância dos cuidados com o corpo para prevenir doenças é o motorista João Vianey Salvador, de 63 anos. “Desde os meus 40 anos, eu já realizo o exame de PSA e de seis em seis meses vou até uma unidade realizar outros exames periódicos. Também converso com meus amigos, que têm preconceito com o assunto para que eles se conscientizem da importância de estarem realizando o exame”, contou.

Palestra

Estudantes de Medicina da Liga de Oncologia, do Centro Universitário Itpac, ministraram uma palestra explicando que além do PSA, os homens acima de 45 anos devem realizar o exame do toque. Os homens ainda têm preconceito, mas a próstata é uma glândula masculina que todo homem tem, e somente com o toque há possibilidade do profissional da saúde detectar se ela está em tamanho diferente, o que pode ser inflamações ou mesmo o início de um câncer.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. As chances de cura chegam a 90% quando a detecção é precoce.

Dia 8 (quarta-feira)
7h e 11h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Dr. Dantas, Rua CE, Qd 22 Lt 1, Setor Jardim Costa Esmeralda).

Dia 11 (sábado)
7h e 13h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Manoel Maria Dias de Brito, Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 1, Setor Cimba).

Dia 16 (quinta-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Manoel dos Reis Lima, Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores).

Dia 18 (sábado)
7h– Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS José de Sousa Rezende, Rua São João Batista, Lt 2 Qd 1 D, Setor Alto Bonito).

Dia 20 (segunda-feira)
7h e 11h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (Bairro de Fátima, Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima).

Dia 21 (terça-feira)
7h e 13h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS José Ronaldo Pereira da Costa, Rua 9, Qd 1 Lt 1, Setor Dom Orione);
7h e 13h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Senador Benedito Vicente Ferreira, Rua 7, nº 7, Setor José Ferreira);
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Araguaína Sul, Rua dos Pinheiros com Rua Bacuri, s/nº, no Setor Araguaína Sul).

Dia 22 (quarta-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Nova Araguaína, Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína).

Dia 23 (quinta-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Avany Galdino da Silva, Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul);

7h– Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Couto Magalhães, Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães).

Dia 24 (sexta-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, Rua A esquina c/ Rua L, Setor Vila Aliança);
7h e 13h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Novo Horizonte, Av. Araguaia, s/nº, Distrito de Novo Horizonte);
7h e 13h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Ponte, Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte).

Dia 27 (segunda-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Albeny Soares Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães).

Dia 28 (terça-feira)
7h – Palestra e atendimento exclusivo para requisição de exames (UBS Palmeiras do Norte, Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte).

Publicado: Data: 01/11/2017 Autor:Ascom