.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 11 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Ação conscientiza população sobre os perigos da hipertensão arterial

Publicado: Data: 27/04/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Na manhã de hoje, 27, o evento foi realizado nas UBS dos setores Costa Esmeralda e Alto Bonito; atualmente, 7.736 pessoas estão cadastradas no programa de controle da pressão arterial em Araguaína 

Por: Gláucia Mendes - Foto/Credito: Marcos Filho Sandes  

Quem esteve na manhã de hoje, 27, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Doutor Dantas, setor Costa Esmeralda, e José Rezende, setor Alto Bonito, teve a oportunidade de participar da ação de conscientização sobre hipertensão arterial. Além de palestra, a ação contou com atividades físicas e um café da manhã. 

Durante toda a semana, a ação foi realizada nas outras UBSs do Município, levando aos usuários orientações sobre o problema de saúde e lembrando o Nacional de prevenção e combate da pressão arterial, comemorado dia 26. 

Araguaína tem atualmente um total de 7.736 pacientes cadastrados no programa de controle da hipertensão arterial. Só na UBS Dr. Dantas, 200 pessoas são acompanhadas pelos profissionais de saúde por causa da doença.

Orientações 

A coordenadora Ludymylla Barbosa explicou que o objetivo é conscientizar a todos sobre os riscos e a prevenção à hipertensão arterial. “É recomendada a avaliação da pressão arterial pelo menos uma vez por ano no consultório do clínico geral, especialmente quando existe histórico familiar da doença, prevenindo complicações graves, como infarto ou insuficiência renal”. 

A nutricionista Thays Batista explicou que não podemos consumir mais que cinco gramas de sal por dia. “É importa cuidarmos da alimentação e evitar bolachas recheadas que contém sal, temperos prontos, o melhor é fazer em casa, com alho e condimentos naturais. E ter uma dieta rica em frutas”, disse. 

Ana Cléia Pereira, 33 anos, está grávida do quarto filho e assistiu à palestra. “Gostei muito das dicas, mas, na minha casa já faço as comidas com menos sal, visto que tenho uma avó e meus pais hipertensos”, contou. 

Além da nutricionista e da coordenadora, a ação contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário Itpac. 

Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando-se valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 90mmHg. A prevalência de hipertensão nos últimos 20 anos, está acima de 30% na população brasileira com mais de 50 anos, entre 60 a 69 anos é de 50%, e acima de 70 anos é de 75%. Entre os gêneros a prevalência é maior nos homens (38%), do que nas mulheres (32%).

Publicado: Data: 27/04/2018 Autor:Ascom







voltar