.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 14 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 18ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Contadores e servidores participam de palestra de incentivo a doações ao FIA

Publicado: Data: 19/02/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Parceria com profissionais da contabilidade visa incentivar a destinação do valor devido ou a restituir do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência

 

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom 

Uma palestra realizada no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) II, no Setor Araguaína Sul, nessa terça-feira, 18, reuniu servidores municipais e contadores para informações e esclarecimentos sobre a destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Durante a palestra, o promotor público Sidney Fiori Júnior apresentou detalhes sobre a aplicação e gestão do valor recebido pelo FIA. “Araguaína é um exemplo de como a gestão municipal deve realizar a aplicação do fundo, aqui temos provas concretas da boa aplicação desse recurso e do que somos capazes de fazer, como é o caso da UTI Pediátrica do Município, que foi viabilizada graças também ao FIA”, destacou o promotor.

Incentivar novas doações

A parceria com os profissionais da contabilidade visa orientá-los a estimular os clientes a destinar parte do imposto de renda devido ou a restituir ao Fundo da Criança e do Adolescente. Por meio da palestra, o contador Enos Pereira explicou a importância de ter a ajuda de profissionais para realizar a doação e evitar erros.

“É recomendado que na hora de realizar essa doação se tenha o auxílio de alguém que faça de maneira adequada para evitar problemas. A doação é um caminho seguro e dessa forma o contribuinte ainda ajuda a manter atividades sociais voltadas para crianças e adolescentes que realmente necessitam dessa colaboração”, explicou Enos.

Como doar

As doações podem ser feitas por destinação direta ou por meio do Imposto de Renda (IR), em que o declarante destina parte do que será pago ao Governo Federal para o FIA. Quem realizou doações em 2019 pode deduzir 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física, do valor devido na declaração que realizará em março. A informação deve ser incluída na aba “Doação Efetuadas” do sistema federal do IR.

Já para quem dedicar parte do valor devido durante o período de declaração, a doação será realizada diretamente no sistema, por meio da aba Doações Diretamente na Declaração (ECA). É preciso filtrar o fundo pesquisando por Tocantins e Araguaína. Neste caso, é possível dedicar 1% para pessoa jurídica e 3% para pessoa física.

Valores destinados a partir do dia 31 de dezembro, com exceção da contribuição direta no sistema da Receita Federal para o IR, só poderão ser incluídos na dedução em 2021.

 

Destinos
Dentre as conquistas do fundo está a contribuição para a instalação da UTI Pediátrica de Araguaína, sendo investido R$ 1,1 milhão na manutenção da estrutura hospitalar e também mais R$ 136 mil em projetos.

 

No ano passado, quatro projetos foram beneficiados com as doações, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araguaína.

Publicado: Data: 19/02/2020 Autor:Ascom







voltar