.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 12 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Nova Unidade Básica de Saúde no Setor Dom Orione será inaugurada nessa quarta, 19

Publicado: Data: 18/03/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

 

O novo posto de saúde conta com uma equipe multiprofissional, formada por Médicos, Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas, e tem capacidade para realizar um total de oito mil consultas por mês.


A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quarta-feira, 19 de março, às 10 horas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ronaldo Pereira da Costa, que vai beneficiar a comunidade do Setor Dom Orione e população do entorno. O prefeito Ronaldo Dimas e o secretário de Saúde, Rubens Carlos Neves, além de outras autoridades municipais participam da solenidade de abertura da unidade. 

 

O novo posto de saúde conta com uma equipe multiprofissional, formada por Médicos, Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas, e tem capacidade para realizar um total de oito mil consultas por mês. Além disso, o posto conta com nova mobília, equipamentos de ponta e estrutura confortável. A intenção da secretaria de Saúde é ampliar a oferta de atenção básica e integral, criar apoio às equipes da saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade dos equipamentos. 

 

Investimentos

Para a construção do prédio da unidade de saúde, a prefeitura da cidade investiu quase 400 mil reais. A prefeitura também investiu na aquisição de móveis e na contratação de mais de 10 profissionais que devem atuar à frente do novo posto de saúde. Entre os serviços oferecidos na unidade estão consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, exame ginecológico Papanicolau, Teste do Pezinho, imunização, aferição de PA, Teste de Glicemia, Avaliação nutricional (antropométrica), curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos. 

 

A unidade passará a atender com farmácia básica, consultórios odontológicos e salas de higienização. Após a consulta e com a receita em mãos, os moradores poderão retirar o medicamento gratuitamente no próprio posto de saúde, onde o remédio estará disponível. A nova UBS terá também um auditório que pode ser utilizado para acolhimento, palestras e reuniões internas. “As vantagens são inúmeras, uma delas é o prédio, construído em terreno próprio, que possibilita melhores condições de trabalho para as equipes de saúde e melhoria no atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário municipal de Saúde, Rubens Neves.

 

Dom Orione

Enquadrada na categoria Tipo II, a UBS José Ronaldo Pereira da Costa, no Setor Dom Orione, tem capacidade para realizar até oito mil atendimentos por mês, o que representa mais de 200 consultas sendo realizadas diariamente por profissionais Médicos, Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas. Ressalta-se que os atendimentos diários estão conforme normativa preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e não estão inclusos nesta contabilidade as demandas espontâneas. A previsão é que sejam alocados, no mínimo, quatro técnicos de enfermagem, dois agentes administrativo, dois médicos, dois enfermeiros e um farmacêutico. 

 

Os moradores dos bairros Neblina, Dom Orione, Entroncamento e Itapuã, além das pessoas que residem no povoado Água Amarela, na zona rural, serão beneficiados com a inauguração, uma vez que estão dentro da área de abrangência da unidade.

 

A UBS do Setor Dom Orione tem capacidade para um total de até três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), porém, terá duas equipes, inicialmente. E, está localizada na Rua 09, qd. 01, lote 01, no Setor Dom Orione. 

 

HOMENAGEADO

José Ronaldo Pereira da Costa nasceu em Anápolis – GO, no dia 30 de maio de 1955. Formado em Teologia, foi presbítero e 1º conselheiro da 2ª Igreja Presbiteriana de Araguaína. Nos anos 70/80 foi gerente do Banco Bradesco, agência de Araguaína. Na administração Joaquim de Lima Quinta, também nos anos 80, foi Coletor de Arrecadação da Prefeitura Municipal de Araguaína.

José Ronaldo foi o 1º morador do Setor São Pedro (Entroncamento) e morou por 23 anos na Rua Tocantinópolis, esquina com rua Cristalândia. Faleceu aos 05 de dezembro de 2003, deixando a esposa Ana Maria da Silva Costa e seus dois filhos Poliana Márcia e Pedro Paulo.

Logo após o seu falecimento e por solicitação dos moradores do Setor São Pedro (Entroncamento), a praça localizada em frente a sua residência recebeu seu nome, através da Lei Municipal nº 2223/2004.

Posteriormente, uma unidade de saúde foi instalada no local de sua antiga residência. Como homenagem a este ilustre cidadão, a Unidade recebeu o nome de José Ronaldo Pereira da Costa, conforme Lei Municipal nº 2225 de 10 de maio de 2004.

 

 

Crédito da foto: Leila Mel/Ascom Prefeitura

Publicado: Data: 18/03/2014 Autor:Ascom







voltar