.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 08 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 19ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Servidores do Samu contam com sala de terapia alternativa

Publicado: Data: 01/04/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A Sala com música poderá contribuir com a redução de estresse dentro da unidade e influenciar positivamente na melhoria da vida profissional, pessoal e familiar dos colaboradores.


Com o objetivo de melhorar a qualidade e fortalecer o trabalho em equipe no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araguaína, dois acadêmicos de Enfermagem do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) montaram no auditório do órgão uma sala de musicoterapia. Madson Alan e Eduardo Silva acreditam que a música poderá contribuir com a redução de estresse dentro da unidade e pode influenciar positivamente na melhoria da vida profissional, pessoal e familiar dos colaboradores.

O novo ambiente foi instalado no dia 26 de Março, oferece sofá, carpetes, almofadas e cadeiras de balanço, bem como, é claro, de música de diversos estilos aos funcionários. Além de muito conforto, a ideia é que os participantes ouçam, relaxem e reflitam.

Inicialmente, os pesquisadores realizaram um levantamento com avaliação dos colaboradores da unidade, para saber quais os maiores causadores de estresse entre o grupo e quais os estilos musicais preferidos de cada servidor. A ideia é que os servidores frequentem o local durante o plantão e o objetivo é promover à equipe o alívio às tensões e contribuir com a melhora na qualidade de vida dos servidores. “Os colaboradores abraçaram a ideia e sempre que eles têm um intervalo entre uma ocorrência e outra, eles participam do projeto” observou o acadêmico Eduardo Silva.  


Avaliação Positiva

Apesar de estar no começo do projeto, o trabalho de conclusão de curso dos dois universitários foi bem aceito recebido por muitos dos 94 servidores do Samu. Quem já passou pela Sala de Musicoterapia, avaliou de forma positiva o projeto dos acadêmicos. Eles conseguiram relaxar ouvindo um bom som e esquecendo-se da tensão pelo menos por alguns minutos. Toda essa tranquilidade deve permanecer no Samu por uma semana. As análises diárias e a aplicação dos questionários no grupo de servidores devem auxiliar a conclusão da pesquisa. “Cada atendimento é uma adrenalina e espaço é bom para descarregarmos ela. Aqui sempre descansamos a mente, recuperamos o emocional e faz muito bem para toda a equipe” avaliou o técnico de enfermagem, Rubercy Luis Filho.


Musicoterapia

A musicoterapia é uma terapia alternativa de saúde, que favorece o alívio do estresse por meio do relaxamento, em decorrência do alto nível de desgaste e tensões a que estão submetidos os profissionais que trabalham no atendimento pré-hospitalar. Estudos recentes apontam que a música pode ser considerada uma ferramenta de auxílio, no que diz respeito às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

Publicado: Data: 01/04/2014 Autor:Ascom







voltar