.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 08 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista  

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Sinalização de emergência da Usina Corujão começa a ser instalada nos bairros de Araguaína

Publicado: Data: 27/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Após orientar moradores e empresas sobre a segurança da barragem, a Defesa Civil Municipal e a Enel Green Power dão sequência ao Plano de Ação de Emergência com implantação de placas e sirenes

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

A sinalização de emergência da Usina Corujão começou a ser instalada nos bairros de Araguaína na última semana. A implantação faz parte do Plano de Ação de Emergência, realizado pela Defesa Civil Municipal e a Enel Green Power em cumprimento à nova legislação de segurança das barragens.
 
As primeiras placas com indicação das rotas de fuga e pontos de encontro estão sendo instaladas no Bairro JK e região. Serão mais de 250 placas nas margens do Rio Lontra que ficam ao longo de 3 km abaixo do nível da barragem. 
 
“Por conta do rompimento da barragem em Brumadinho, uma nova lei de segurança foi elaborada. É importante lembrar que a barragem da Usina Corujão é muito diferente do que em Brumadinho e muito mais segura. Ela é monitorada 24 horas por dia e não apresenta risco”, afirmou o secretário da Defesa Civil Municipal, Ricardo Isaias.
 
Rotas de fuga
As placas indicando as nove rotas de fuga possíveis foram colocadas a cada 50 metros para melhor visualização. As rotas levam até as ZAS (zonas de autossalvamento), que existem a cada 400 metros. Ao ouvir as sirenes, as pessoas deverão ir para esses locais seguros, que serão os pontos de encontro para atendimento pelos órgãos de salvamento. Após a conclusão desta etapa, será realizado um treinamento.
 
O morador João Batista da Silva esteve no workshop sobre a segurança da barragem em meados de setembro e agora acompanha a nova sinalização. “O risco de uma falha na barragem é muito pequeno porque os cuidados são muito grandes, mas é importante um plano de emergência e fazer treinamento”.
 
PAE
O PAE é desenvolvido pela Enel Green Power para adequar a usina à Lei nº 14.066, de 2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). A elaboração do plano já passou por cadastro da população e propriedades, definição de pontos seguros e rotas de fuga, articulação com o poder público e ações previstas no Plano de Comunicação.
 
Dentre os locais que terão a instalação de placas e treinamento estão os bairros Nova Araguaína, Araguaia, JK, nas áreas de chácaras Vila Azul e nas regiões que ficam abaixo do nível da barragem, no entorno do  Centro Universitário Unitpac, Laticínio Santa Fé, estação de tratamento de esgoto da BRK, Hotel Pacífico e Vila Frimar.

 


As rotas levam até as ZAS (zonas de autossalvamento), que existem a cada 400 metros

Publicado: Data: 27/09/2022 Autor:Ascom







voltar