.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 08 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 21ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista  

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína chega a 340 km de estradas rurais recuperadas com compactação resistente

Publicado: Data: 28/09/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Por Marcelo Martin | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Desde maio, a Prefeitura intensificou as melhorias nas vicinais de todo o município com cascalho compactado para garantir o acesso dos moradores e o escoamento dos alimentos da agricultura familiar

A Prefeitura de Araguaína vem realizando várias obras de manutenção de estradas rurais do município, incluindo a revitalização das vias e implantação de pontes de concretos e bueiros tubulares. Quase 340 km de vicinais foram recuperadas neste período de estiagem, que iniciou em maio.
 
A melhoria é realizada pela Secretaria da Infraestrutura, por meio do Programa Máquinas na Estrada, que prevê cascalhamento com compactação e construção de bueiros. Essa intensificação do serviço tem objetivo de manter a trafegabilidade nas vicinais para garantir o acesso dos moradores e o escoamento dos alimentos da agricultura familiar.
 
“Tudo o que a zona rural de Araguaína produz a cidade consome. Então, esse trabalho traz economia para o produtor rural, que agora faz o transporte mais rápido e gasta menos com manutenção. Com isso, o morador da cidade recebe um alimento mais fresco, com mais qualidade”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.  
 
Atualmente, as equipes estão em três pontos. Há recuperação dos últimos 8 km de estradas na região conhecida como Três Marquinhos, que fica dentro PA Manoel Alves, e também nos 10 km restantes no PA Brejão. Já no PA Chaparral 2 faltam apenas 3 km para conclusão do serviço.  

Serviço de qualidade
De acordo com o engenheiro da Infraestrutura Adolfo Santana, o encascalhamento aplicado nas estradas promove melhor qualidade para a sustentação dos serviços realizados. “Promove maior durabilidade. Traz benefícios no período chuvoso, melhorando o escoamento da água e evitando a formação de lama, e também nos períodos secos, reduzindo a poeira que sobe para o ar”.

O objetivo da Prefeitura é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, inclusive as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela. Atualmente as obras estão na estrada vicinal do Assentamento Brejão, onde já foi recuperado 18 dos 28 km da via, e após esse trecho as equipes irão entrar na área que é de responsabilidade do Governo do Estado.

Há recuperação também dos últimos 8 km de estradas na região conhecida como Três Marquinhos, que fica dentro PA Manoel Alves, e no PA Chaparral 2 faltam apenas 3 km para conclusão do serviço.

Balanço
Foram atendidas as regiões dos PA (Projetos Assentamentos) Chaparral 2 (2 km), Brejão (18 km), Manoel Alves (50 km), Três Riachos (22 km), Rio Preto (44 km), Coruja (31 km) e Mirindiba (13 km), os povoados Garimpinho (121 km) e Gurguéia (20 km) e a Vicinal Dona Madalena (17 km).
 
Pontes de qualidade
Outro trabalho realizado na zona rural é a implantação de 31 pontes de concreto, substituindo as estruturas de madeira, por meio do Programa Travessia. Neste ano, já foram entregues unidades no PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, também no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra e no Povoado Gurguéia sobre o Ribeirão Gurguéia.
 
Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).

O objetivo da Prefeitura é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, inclusive as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela


Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).


Publicado: Data: 28/09/2022 Autor:Ascom







voltar